5 de julho de 2011

Escola Bernardo Lança "Projeto de Erradicação do Trabalho Infantil na Escola"







Projeto Erradicação do Trabalho Infantil
Dados de identificação: Escola Bernardo Abdon da Silva
Tema: Erradicação do Trabalho Infantil.
Período de execução: 16 de Maio à 08 de Junho.
Justificativa: justifica-se tal projeto, diante da necessidade de obter informação sobre o tema trabalho infantil e direito das crianças e dos adolescentes. Buscando contribuir na dissolução de dúvidas sobre os assuntos abordados na cartilha “Brincar, estudar, viver”... Trabalhar, “só quando crescer”, do Ministério Público do Trabalho, com este instrumento toda via vamos transpor e levar o debate além da sala de aula pra toda à comunidade e a sociedade em geral. Conscientizando os pais de que o trabalho infantil é proibido por lei e que o trabalho precoce é a principal causa do baixo rendimento na escola. Podendo interferir diretamente no desenvolvimento físico, emocional e social da criança e do adolescente.
Objetivo geral: Conscientizar os pais e a comunidade em geral de que o lugar de crianças e adolescentes é na escola, e que brincar e estudar é um direito que não pode ser negado. Estudar, viver, trabalhar só quando crescer. Haja vista que o trabalho infantil constitui  crime. 
Objetivos específicos:
-Promover palestras e debates com os educandos à cerca do tema a ser abordado.
-Conscientizar a comunidade em geral de que  a exploração do trabalho infantil é crime e que o lugar de criança e na escola.
-Desenvolver no educando uma visão critica, e compreensiva a respeito do trabalho infantil mostrando tanto as crianças e aos adolescentes, e a comunidade em geral de  que o objetivo principal das crianças é estudar e brincar. Trabalhar só quando crescer.
-Prevenir a exploração de crianças e de adolescentes, promovendo e participando de fóruns, seminários, simpósios, palestras e outros eventos que visem conscientizar a sociedade sobre os males sociais do trabalho infantil, além de debater e propor medidas para solução do problema.
Metodologias:
-Peça teatral e dramatização mostrando a essência do trabalho infantil.
-Confeccionar cartazes, convites, faixas.
-História em quadrinhos retratando o tema.
-Jornal mural sobre o trabalho infantil.
-Redação,poema,paródia e literatura de cordel falando sobre o tema.
-Desenho falado retratando as crianças desenvolvendo atividades fora da sala de aula.
-Mural de fotos e frases sobre o tema.
-Desenhos livres mostrando o trabalho infantil.
-Jogral apresentado pelos alunos.
-Palestra com o conselho escolar sobre o tema exploração do trabalho infantil.
-Jornal falado apresentado pelos alunos.
-Júri simulado.
Áreas do conhecimento envolvidas: Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, Geografia, Ensino religioso, Educação física, Historia e Espanhol. 
Recursos materiais: papel manilha,E.V.A,cola quente,Cola bastão,T.N.T,papel oficio,cartolina,pincéis,giz de cera,cola isopor,lápis de cor,papel cartão,isopor,barbante e transparência.
Recursos humanos: Alunos, professores, coordenadores, direção e funcionários.
Parceiros do projeto: SEME,Prefeitura municipal de Jordão e Escola Municipal de Ensino fundamental Bernardo Abdon da Silva.
Culminância do projeto: No dia 08 de Junho.( valendo três aulas).
Avaliação do projeto: A avaliação será realizada durante e após o projeto, quando todas as atividades realizadas estiverem sido concluídas.
Jordão-Acre, 08 de junho.

Nenhum comentário: