23 de agosto de 2011

O "PROVÃO DO DIRETOR": Governo lança edital para certificação de candidatos a diretores de escolas



O Governo do Estado através da Secretaria de Educação e Esporte lança na próxima semana o edital do Processo de Certificação de Professores, para docentes que pretendem concorrer ao cargo de diretor de unidade escolar da rede pública estadual de educação básica, no quadriênio 2012/2016. A iniciativa contribui para que o processo eletivo se aperfeiçoe e consolide ainda mais a gestão democrática dentro das unidades de ensino do Estado, que desde 2000 realiza eleições nas escolas da rede pública. As inscrições serão realizadas pelo site www.see.ac.gov.br, no período de 23 a 26 de agosto.

Para concorrer a vaga de diretor, o candidato tem que obedecer a uma série de critérios, além de fazer o curso de capacitação, de 120 horas/aula, ministrado na modalidade à distância, no período de 6 de setembro a 22 de outubro. Esta etapa terá caráter de qualificação e classificação. Em seguida, o candidato realizará um exame final de certificação, que consta de uma prova eliminatória com questões relacionadas à gestão de pessoas e processos, legislação educacional, elaboração de plano de gestão entre outros. O candidato eleito diretor passará ainda por uma formação continuada, oferecida pela Secretaria de Educação.

A eleição para gestores das escolas tem voto paritário, ou seja, todos os segmentos da escola têm o mesmo peso. Mais de 140 mil alunos e 7,5 mil professores de 272 unidades escolares devem votar neste pleito, previsto para o mês de dezembro. As atribuições de um diretor contemplam entre outras tarefas, a de coordenar a elaboração e revisão do projeto político pedagógico e responder juridicamente pela unidade de ensino junto a SEE e ao Conselho Estadual de Educação. 

Os salários dos diretores das escolas da rede estadual variam de acordo a quantidade de alunos da unidade de ensino. Para escolas entre 101 a 900 alunos, a remuneração a partir de outubro será de R$ 5.200,00 e com 901 a 2000, o salário chegará a R$ 5.700,00.

com informações da Agência - Acre

Nenhum comentário: