17 de fevereiro de 2012

Duas mortes por infarto; Precariedade da saúde preocupa população de Jordão

17 de fevereiro de 2012 - 5:01:31

A população do município de Jordão, localizada no Vale do Juruá está apavorada com a estrutura precária da Unidade Mista de Saúde da cidade. Sem atender a emergências, a população depende dos aviões que fazem o transporte de Tratamento Fora do Domicilio [TFD]. Neste período de intensas chuvas, quando o avião não pode aterrissar, o jeito é contar com a sorte.
Na última terça-feira, 14, o senhor Valdemar não teve essa sorte. Depois de esperar o avião de Rio Branco, que não pode pousar em Jordão por causa das condições climáticas, ele foi a óbito por volta das 2 horas da manhã. Ontem (17), o senhor Walter Teixeira foi mais uma vitima de infarto e da falta de condições do sistema público de saúde.
A vereadora Rocilda Pereira, PMDB, diz que o prefeito Hilário Melo não está interessado em exigir do Governo do Estado, melhores condições para o atendimento da Unidade Mista de Saúde. Ela denunciou que há casos em que pessoas foram a óbito por que o município não fretou aeronave que estava no solo do aeroporto da cidade.
- É um descaso total, as famílias do Jordão estão entregues à própria sorte, quem precisa de atendimento emergencial corre um sério risco de morte, hoje não tem remédio na farmácia do Hospital – desabafou a vereadora.
Cerca de 6.300 pessoas vivem no município. A cidade mais próxima, Tarauacá, está a uma semana de barco.
Jairo Carioca,
da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com

Nenhum comentário: