21 de dezembro de 2012

JORDÃO: Escola Jairo de Figueiredo Melo realiza Projeto Natal Solidário


A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Jairo de Figueiredo Melo saiu às ruas na última sexta-feira (14) por volta das 18h00min para a culminância do Projeto Natal Solidário.

O Projeto teve como Público Alvo, a Comunidade Sueiro Sales, onde há o maior número de crianças e famílias carentes, que demonstravam grande felicidade ao receberem as cestas básicas e presentes, gentilmente arrecadadas pelas comunidades escolares, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e outras entidades como: Igreja Católica, Empresários Comerciais e outros.

A ação não se configura apenas como assistencialismo, ao contrário, abrange a educação, como o desenvolvimento de atitudes de solidariedade, de respeito e amor ao próximo, aceitação das diferenças, vínculos de afetividade e auto-estima.

Confira algumas imagens do Projeto.


















Projeto Natal Solidário

Unidade Escolar Jairo de Figueiredo Melo
Endereço: Tadeu Teixeira de Albuquerque
Cidade: Jordão

Dados de Identificação:
Ano letivo: 2012
Título do Projeto: Natal Solidário
Período de execução: Mês de novembro e dezembro
Público alvo: Comunidade da Sueiro Sales
Diretora: Neusimar Cornélia de Jesus Lima
Coordenadora de Ensino: Adelana Feitosa
Coordenadora Pedagógica: Terezinha Lima

Justificativa
O projeto Natal solidário, não se configura apenas como uma ação assistencialista, ao contrário ele abrange ações no campo da educação como: o desenvolvimento de atitudes de solidariedade, de respeito e amor ao próximo, aceitação das diferenças, vínculos de afetividade e auto-estima.

Objetivo Geral
Desenvolver junto à comunidade os valores essenciais para a prática coletiva de solidariedade, principalmente nesta época do ano, quando o Natal se aproxima.

Objetivos específicos
·        Incentivar o trabalho coletivo em prol do seu próximo;
·        Transmitir conceitos de solidariedade;
·        Possibilitar o desenvolvimento do respeito à diversidade;
·        Despertar o Espírito de participação junto à comunidade jordanense;
·        Indicar fontes de interiorização humana, para que percebam a parcela de contribuição que podem oferecer a sociedade carente jordanense, mediante respeito, fraternidade e compreensão;
·  Respeitar atitudes de cooperação, responsabilidade, participação, sensibilidade, mostrando que é possível o nascer e o florescer da paz que habita o interior de cada um nós.                  
                              
Metodologia
O trabalho será desenvolvido durante o mês de novembro e dezembro. Durante esse tempo cada instituição deverá arrecadar alimentos não perecíveis, brinquedos, roupas, produtos de limpeza e higiene. Toda instituição que participar do projeto deverá confeccionar caixas para tais arrecadações dos donativos listados para serem entregues em visita ao bairro Sueiro Sales observando a necessidade de cada família carente que ali moram, e na caravana solidária todas as instituições deverão participar das ações para que o projeto tenha êxito.


Instituições Convidadas:
Bernardo Abdon da Silva
Manoel Rodrigues de Farias
Escola Infantil 12 de Outubro
SEME
Secretaria de Saúde
Policia Militar
Igrejas do município


Sugestões de Ações:

Árvore de natal gigante reciclada para ser colocada na entrada do bairro; Distribuição de Kits (Escova/pasta) Secretaria de Saúde; Distribuição de Picolé/pipoca/algodão doce Polícia Militar; Distribuições de donativos arrecadados: Todas as instituições; Lanche: Bolo/ Cachorro quente/suco/ SEME e Escolas; Papai Noel para distribuição dos presentes; Show gospel – Igrejas participantes.

Nenhum comentário: