6 de fevereiro de 2013

Jordão e mais 13 municipios estão inadimplentes, Prefeito Élson declara que estará negociando as dívidas

Apenas oito cidades acreanas estão com situação regular. Associação dos Municípios do Acre realiza palestras nas cidades.

A Conferência Nacional de Municípios (CNM), após levantamento, detectou que 80% dos municípios acreanos estão impedidos de fechar convênios com a União por motivo de inadimplência.
Apenas oito, das 22 cidades acreanas, começaram 2013 em situação regular com a Caixa Econômica Federal, são elas: Acrelândia, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Mâncio Lima, Rio Branco, Santa Rosa do Purus e Senador Guiomard.
De acordo com a coordenadora da Associação de Municípios do Acre (Amac), Telma Chaves, as prefeituras, por estarem em débito com os cofres públicos, não podem receber recursos repassados pelo Governo Federal.
"No período de 2005 a 2012, foram 1,3 bilhão que a gente apresentou em recurso de projetos, conseguimos empenhar 600 milhões. Se as prefeituras estivessem adimplentes, elas teriam todos esses recursos em suas contas", comentou Telma.
A coordenadora diz ainda que a Amac está realizando treinamentos nos municípios, levando palestras sobre administração pública. "A Amac está tentando até o dia 1º de março fazer com que todas essas prefeituras saiam da inadimplência", acrescentou.
Os municípios que ainda estão inadimplentes são: Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Feijó, Jordão, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rodrigues Alves, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.
Procuramos o prefeito Élson Farias que nos falou que esta dívida é de INSS e que no máximo segunda-feira estará negociando a situação pois o município precisa sim de recursos e de onde vier é melhor

Nenhum comentário: