5 de abril de 2013

JORDÃO: Secretária de Educação fala sobre sua gestão em entrevista ao Programa Espaço Comunitário

Meire Sérgio, Secretária de Educação
A Secretária Municipal de Educação de Jordão – Acre, Meire Maria Sérgio de Menezes, esteve na manhã da última quarta-feira, 3, no estúdio da Rádio FM Cultural, no Programa Espaço Comunitário, sob a apresentação de Mauro Brito, cedendo entrevista sobre a sua gestão.
ESCOLA BERNARDO ABDON DA SILVA
A Escola vem sendo taxada negativamente por algumas pessoas, como uma das piores escolas do município, o que diminui o prestígio da mesma.
A secretária declara que considera a escola como sua segunda casa, reconheceu a péssima situação da estrutura física, mas não aceitou a forma com que a escola está sendo taxada, uma vez que a mesma dispõe de um corpo docente com profissionais formados e devidamente lotados em sua área, e que cerca de 70% destes, integram também outras escolas do município.
EDUCAÇÃO NA ZONA RURAL
Meire Sérgio enfatizou a realização do Processo Seletivo para a contratação de professores para atuarem na Zona Rural do município, onde a expectativa de contratação era de 50 profissionais, e devido as necessidades, o número está chegando a 60.
A Secretária lamentou a não aprovação de alguns dos “antigos professores”, por outro lado, parabenizou os novos profissionais que estão ingressando na educação, lembrou que a falta de experiência dos professores é um grande desafio, porém, a SEME dispõe de uma equipe de Supervisores que estará atuando frequentemente na zona rural, lado a lado com os professores e alunos, resolvendo todas as situações problemas que por ventura surgirem. 
TRANSPORTE ESCOLAR
O transporte escolar é um ponto delicado na educação, que se não observado cuidadosamente, pode ser considerado o “bicho papão” em termos de problemas na educação.
Quanto a essa situação, a Secretária afirma que todas as iniciativas já foram tomadas, onde mais de 16 motoristas com barcos e motores estão realizando as atividades, e naquelas comunidades que não são contempladas com transporte escolar, já há um grande investimento em abertura e manutenção de ramais.
CURSO SUPERIOR
Meire informou que através do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação BásicaPARFOR estão sendo oferecidas 50 (cinquenta) vagas para Pedagogia aos professores leigos de nosso município, e que poderão ser inscritos todos os professores cadastrados no Censo de 2012, conforme exigência da entidade.
Vale ressaltar que a secretaria conseguiu inscrever mais de 10 professores indígenas, que também concorrem às vagas. Esta ação destaca Jordão também pela a busca pela melhor qualidade na educação indígena do município.
FORMAÇÃO CONTINUADA INDÍGENA
Raimundo Farias, Meire Sérgio e Djalcir Rodrigues
A Secretaria de Educação, através de seus supervisores está realizando a Formação Continuada dos Professores Indígenas, os encontros estão sendo realizados no Centro de Memórias, na Aldeia São Joaquim. Nesta quinta-feira, 04, recebemos o técnico em educação, Djalcir Rodrigues Ferreira, da Coordenação de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Estado de Educação – SEE, para fortalecer ainda mais as atividades.
HUMANIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO
Esta é uma tecla que vem sendo batida pelo o Prefeito Elson Farias desde o início de seu mandato, a priorização na humanização dos atendimentos em todos os setores que compõem sua administração.
A Secretária foi enfática quanto ao pedido realizado aos seus servidores para que realizem sempre um bom atendimento, de forma humanizada, em todas as dependências da educação, sem exceção.
RETORNO AO LEGISLATIVO
Meire Sérgio foi a vereadora mais bem votada na ultima eleição, porém, devido a uma solicitação de seu partido, afastou-se do legislativo e aceitou assumir frente à gestão da educação do município por um período de  2 (dois) anos.
Meire declarou que ao aceitar a gestão foi criticada por algumas pessoas, que não entenderam o quanto ela também poderia contribuir para o município como secretária, porém, está realizando um bom trabalho, onde reconhece suas falhas, mas que podem ser superadas a cada dia com mais e mais serviços prestados. 
Foto: Mauro Brito - Programa Espaço Comunitário

Nenhum comentário: