14 de junho de 2013

ACRE: Encontro em Cruzeiro do Sul visa orientar gestores públicos municipais

TCE acreano orienta gestores de oito municípios em Cruzeiro do Sul (Foto: Divulgação/TCE-AC)

Com a intenção de orientar os gestores públicos dos municípios de Cruzeiro do Sul, FeijóJordãoMâncio LimaMarechal ThaumaturgoPorto WalterRodrigues Alves e Tarauacá, sobre como administrar a ‘coisa pública’, o Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC) realiza nesta sexta-feira (14), na cidade de Cruzeiro do Sul, o encontro denominado ‘O TCE na Orientação da Gestão Pública’. A atividade está programada para acontecer na Faculdade Ieval/Instituto Santa Terezinha, a partir das 8h.
De acordo com o presidente do órgão fiscalizador, conselheiro Valmir Gomes Ribeiro, o encontro tem como público alvo prefeitos, vereadores, secretários municipais, contadores e servidores ligados às áreas afins.
“É um encontro de atualização para nossos administradores públicos. Trata-se de uma atividade muito boa, porque orienta como administrar a coisa pública. São temas novos e antigos, uma forma de mostrar o que o administrador deve realmente seguir, a que leis devem seguir”, explica.
O evento desta sexta-feira, de acordo com Valmir Ribeiro, é o segundo realizado em 2013 pelo TCE/AC com essa finalidade. O primeiro aconteceu na região do Vale do Acre e abrangeu os municípios de CapixabaAssis BrasilXapuriEpitaciolândia e Brasiléia. “Vamos fazer o fechamento dessas orientações em Rio Branco no próximo dia 18”, destaca o presidente.
Ribeiro observa que o trabalho de direcionamento realizado pelo TCE junto aos gestores, tem contribuído para a melhoria nas atuações das administrações em todo o Estado. “Os gestores estão buscando, trabalhando de uma forma que quando se tem erro, procuram acertar”, analisa.
Para o presidente do TCE/AC a profissionalização é fundamental não só aos gestores, mas para o próprio estado. “É uma forma de termos a segurança de que o dinheiro público está sendo corretamente aplicado”, afirma.

Entre os temas que serão abordados no encontro estão: controle externo, interno e a ouvidoria; recursos nos tribunais; lei de responsabilidade fiscal; limites constitucionais e legais; relatório resumido de execução orçamentária e relatório de gestão fiscal; licitações e contratos – abordagem prática; prestação de contas – principais orientações; sistema Sagres e suas vantagens no serviço público; nova contabilidade aplicada ao setor público, e; sistema de prestação de contas com base no Manual da Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP).
Do G1AC

Nenhum comentário: