11 de junho de 2013

JORDÃO: A “POLÊMICA” DAS SACOLINHAS PLÁSTICAS

Mercado Municipal não está mais fornecendo sacolinhas plásticas, clientes deverão trazer recipientes para levar a carne e outros produtos (Foto: Kézio Araújo/ Fala Jordão)
As pessoas que compareceram à Câmara de Vereadores de Jordão na Seção Ordinária da ultima segunda-feira, 10, presenciaram o início da “Polêmica” das sacolinhas plásticas.
Até então, muitas pessoas assim como este blogueiro que vos escreve, não tinham conhecimento da determinação do Excelentíssimo Prefeito de Jordão, Elson Farias em suspender o fornecimento de sacolas plásticas ao Mercado Municipal, para atender a clientela que ali realiza a compra diária de carne, milho, feijão entre outros produtos.
O Secretário de Meio Ambiente, Souza Sombra prestou esclarecimentos na plenária, onde declarou que há dois motivos para o corte, o primeiro seria econômico, onde há uma despesa de 30% (trinta por cento) dos impostos arrecadados no Mercado Municipal (imposto é de 5% sobre o produto), somente para a aquisição de sacolas. Outro motivo seria ecológico, pois, há grande quantidade de descarte das sacolas no meio ambiente, sendo que o material dura dezenas de anos para decompor-se.
O Prefeito é o ordenador de despesas do município, e se achar conveniente tem sim o pleno direito de “cortar” gastos. Mas como toda ação tem uma reação, aceitação ou rejeição, parte da população não está de acordo, e está sendo representada pelo o poder legislativo, que bateu forte a questão na câmara.

O pequeno problema está tomando grandes dimensões, por isso, o locutor Mauro Brito do Programa Espaço Comunitário da Rádio FM Cultural de Jordão estará realizando na próxima quarta-feira, 12, um debate entre o poder executivo, legislativo, formadores de opiniões, e populares, para que juntos cheguem a uma conclusão sobre o problema.

Nenhum comentário: