13 de julho de 2013

Deputada Perpétua Almeida realiza encontro dos secretários municipais de Assistência Social do Acre

A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB/AC) promoveu nesta quinta-feira (11), na Câmara dos Deputados – Brasília/DF, encontro dos secretários de Assistência Social dos municípios do Acre com técnicos dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Cidades, Saúde e Secretaria de Políticas para as Mulheres. Os prefeitos que estavam em Brasília para a"Marcha dos Prefeitos" aproveitaram também para passar no encontro e fizeram saudação aos participantes.
O objetivo do encontro é auxiliar as prefeituras dos municípios acreanos sobre a execução dos programas federais, bem como apresentar os principais programas do Governo Federal na área da Assistência Social e das políticas do Brasil Sem Miséria. Técnicos dos ministérios proferiram palestras esclarecendo, principalmente, como os gestores públicos podem ampliar a participação dos municípios nos programas sociais e aumentar a captação de recursos das prefeituras que podem retirar várias famílias acreanas da linha de pobreza.
“O Ministério da Assistência Social hoje no Brasil é um dos ministérios que mais tem recursos e programas voltados para as populações mais carentes. Se as nossas prefeituras estiverem capacitadas para captar cada centavo, vamos reduzir a miséria, a mortalidade infantil, garantir mais dignidade as famílias e fazer circular dinheiro nos municípios, melhorando a economia", disse a deputada.
Durante o encontro, os secretários destacaram os problemas enfrentados pelas prefeituras para cadastras as famílias e a burocracia de acesso aos programas. "São muitas as dificuldades dos municípios amazônicos em ter que conviver com as mesmas regras do resto do Brasil sem que o governo federal leve em consideração as diferenças regionais específicas da nossa região", destacou Maria da Dores de Araújo, secretária de Assistência Social de Rio Branco.

(assessoria)

Nenhum comentário: