14 de agosto de 2013

JORDÃO: Município teve representatividade na 5ª Conferência Distrital de Saúde Indígena

Participaram do evento os Pólos Bases de Saúde do Alto Rio Juruá (Foto: Tribuna do Juruá)
Aconteceu no município de Cruzeiro do Sul, Acre, nos dias 24 e 25 de julho, a Etapa Distrital da 5ª Conferência de Saúde Indígena, com participação dos 7 municípios do vale do Juruá, com o Tema Central: "Subsistema de atenção à saúde indígena e SUS: direito, acesso, diversidade e atenção diferenciada".
Jordão teve 6 (seis) representantes na referida etapa: Manoel Pinto - Coordenador do Pólo Base de Jordão; João Sales da Rosa Kaxinawá - Secretário do Povos Indígenas de Jordão; Sivaldo Barbosa Kaxinawá - Membro do Conselho Local de Saúde Indígena; José Mateus Kaxinawá - Membro do Conselho Local de Saúde Indígena; José Eloi Kaxinawá - Membro do Conselho Local de Saúde Indígena; Erasmo Barbosa Kaxinawá - membro da Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena.
Foram tratadas 7 (sete) diretrizes visando estabelecer melhorias na saúde do indígena como um todo, assegurando direitos já conquistados em âmbito nacional.
Diretrizes: 01. Atenção Básica de Saúde para os Povos Indígenas; 02. Atendimento de média e alta complexidade para os Povos Indígenas; 03. Políticas de Recursos Humanos para Saúde Indígena; 04. Políticas de financiamento para Saúde Indígena; 05. Gestão do Subsistema de Atenção a Saúde Indígena - SASISUS; 06. Controle Social e Gestão Participativa; e 07. Etnodesenvolvimento e Segurança Nutricional dos Povos Indígenas.
Kézio Araújo do Blog Fala Jordão, com informações do Pólo Base de Saúde Indígena de Jordão.

Nenhum comentário: