29 de agosto de 2013

JORDÃO: Secretaria Municipal de Saúde realiza Campanha de Alerta no Dia Nacional de Combate ao Fumo

Servidores da Saúde foram às ruas distribuindo panfletos informativos (Foto: Blog do Dr. Barnaby Luis)
Hoje, dia 29 de agosto, instituído como o Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Secretaria Municipal de Saúde realiza ações envolvendo os Agentes de Saúde e a Comunidade e vem a público alertar todos os jordanenses quanto aos malefícios do Tabagismo.
De acordo com estudo do Inca e do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ, sete brasileiros morrem diariamente por causa de doenças ocasionadas pela exposição à fumaça do cigarro. As mulheres são as mais atingidas: 60% delas morrem em decorrência do tabagismo, uma vez que sofrem mais para largar o cigarro, elas apresentam o dobro de ansiedade e depressão comparadas aos homens.
Os dados divulgados pela OMS - Organização Mundial da Saúde - são muito piores: Estima-se que 5,4 milhões de pessoas morrem a cada ano e até 2030 o tabaco será responsável pela morte de 8 milhões de pessoas. 
Considerada uma droga poderosa, a nicotina demora apenas 7 segundos para atuar no sistema nervoso central, causando a dependência. É normal que os primeiros dias sem cigarro sejam os mais difíceis. Não desanime... as dificuldades ficam menores a cada dia.
Tentou parar de fumar, mas voltou? A vontade de fumar não dura mais que alguns minutos, por isso, distraia sua mente na hora que a vontade aparecer. E não se preocupe se a sua primeira tentativa falhou, a maioria dos fumantes que largaram o vício fizeram, em média, de 3 a 4 tentativas até conseguirem. Veja abaixo os benefícios de parar de fumar e abandone de vez o cigarro.
·                     Após 20 minutos sua pressão sangüínea e a pulsação voltam ao normal
·                     Após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue
·                     Após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza
·                     Após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor
·                     Após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora
·                     Após 5 a 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.
Pessoas que não fumam devem ficar alertas, pois a inalação da fumaça do cigarro, mesmo que de outra pessoa, causa os mesmos males, sendo consideradas fumantes passivas. Outras nada podem fazer, como no caso de crianças que convivem com pais que fumam ou mesmo recebem a nicotina ainda na barriga da mãe.
Dessa forma, para se evitar a aquisição de um câncer ou outras doenças causadas pela fumaça do cigarro, o melhor a fazer é não fumar e ajudar a combater o consumo do fumo, do tabaco, devido aos sérios problemas que causam ao organismo. 
Colabore, oriente e participe! Essa campanha precisa de você!

Antonio Cleidinei da Silva Castro
Secretário Municipal de Saúde





Nenhum comentário: