14 de novembro de 2013

JORDÃO: SEME realiza Formação Continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Aconteceu nos dias 04 a 07 de novembro, no período diurno a formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, no Pólo da Maria Correia - Escolas Centrais e Área Indígena. 
No período noturno a formação continuada foi realizada nas Escolas Manoel Rodrigues de Fairas e Bernardo Abdon da Silva, realizada pelas Orientadoras de Estudo, Maria das Graças da Silva Santos, Terezinha de Lima Farias e Suleni Oliveira Figueiredo, juntamente com a Coordenadora Municipal do PNAIC, Irmã Nonata Aguiar Bezerra.
Participaram 34 professores do 1° ao 5° ano – turmas multisseriadas e também os professores do 6° ao 9° ano. Inclusive participou no mesmo Pólo 15 professores indígenas que trabalham com o PNAIC. Sendo que da Zona Urbana, das Escolas Manoel Rodrigues de Farias e Bernardo Abdon, participaram 18 professores. Pelos depoimentos dados por alguns professores foi gratificante para seu trabalho na sala de aula esta integração entre os dois pólos.
Totalizando um número de 58 professores, com o apoio dos supervisores da área, Odirley de Souza Oliveira, Francisco de Souza Sombra Oliveira e Miranete Lopes da Rocha. Contamos também com a presença e colaboração da professora Belineide Lima Andrade, coordenadora do Ensino Especial do Município.
Foi mais uma ação do MEC em busca da Alfabetização na Idade Certa promovida pela Secretaria Municipal de Educação, na pessoa da Secretária Meire Sérgio, com o apoio da Prefeitura de Jordão, na pessoa do Prefeito Élson Farias.
Foram trabalhados os seguintes temas: Organização do trabalho pedagógico:- Planejamento, projetos e sequências didáticas; Agrupamentos produtivos dos alunos; Produção e revisão; Avaliação e organização do trabalho docente; a importância dos registros; Relatos de experiências; Educação Inclusiva e Encaminhamentos para o Seminário de encerramento das atividades do PNAIC- 2013.
 “O momento de formação foi muito proveitoso, os professores participaram com muito interesse e envolvimento nas atividades realizadas. Agradecemos a todos que colaboraram direta ou indiretamente para que este período de formação pudesse ser realizado com muito sucesso”, disse a Coordenadora Municipal do PNAIC, Irmã Nonata Aguiar Bezerra.
“Destacamos o apoio e incentivo de nossa Secretária de Educação, Meire Maria Sérgio de Menezes, que não mede esforços para que as formações aconteçam conforme estão planejadas. Acreditamos que cada momento de formação continuada que acontece com os professores traz frutos de melhoria no trabalho do dia-a-dia na sala de aula. Que a cada nova capacitação ganham professores e alunos”, salientou o Coordenador Geral da Supervisão da SEME, Raimundo Nonato Vieira.
“Só tenho a agradecer pela presença e participação de todos os envolvidos. Agradecer a Deus por mais esta oportunidade que Ele nos dá para fazermos o que é melhor para nossa educação. Agradecer à dedicação e ao empenho de cada um de nossos coordenadores e professores; por seu valoroso trabalho que está sendo feito e é visível a satisfação dos pais e alunos, além do reconhecimento das comunidades rurais e urbanas. Estaremos sempre nos dedicando de corpo e alma para que todos tenham uma educação de qualidade”, finalizou a secretária Meire Sérgio.
Ao fim capacitação foi entregue os devidos certificados a cada um dos participantes e servido um delicioso coquetel, como forma de agradecimento aos professores e coordenadores.
Tom Sérgio do Blog Jordão em Foco.

Nenhum comentário: