11 de fevereiro de 2014

JORDÃO: Em doze meses de gestão do governo Élson Farias foram construídas 15 escolas

Por Leandro Matthaus - Leandro23333@gmail.com
Com o IDEB projetado para 3.6 em 2013, sendo que o ultimo resultado do município divulgado pelo MEC foi em 2011 com 2.8, número abaixo do esperado. E, tendo um dos piores IDH do Brasil e o pior do estado, a cidade de Jordão pode mudar essa realidade brevemente. Sob a égide do prefeito Élson Farias (PCdoB), com apenas doze meses de gestão o comunista construiu quinze escolas, entre elas cinco indígenas. 
Meire Sérgio, Secretária de Educação
“As dificuldades foram bastante pra construir essas escolas, principalmente, por conta do transporte”, disse a secretária de Educação, Meire Sérgio- vereadora licenciada. Só é possível chegar à cidade por meio do transporte fluvial ou aéreo. Isso dificulta bastante o trabalho, ocasionando atraso e aumento nos custo das obras.
A secretaria utilizou todos os meios para que o material chegasse aos locais das construções, recorrendo inclusive “ao velho e bom carro de boi”, outros por meio dos pequenos e rasos igarapés.
As escolas foram construídas com os recursos do PROACRE e recursos próprios. Algo que chama bastante atenção é que a maioria dessas obras é de alvenaria (o piso), algo impossível de se imaginar a quatro anos atrás. 
Esta é a segunda vez que Meire Sérgio (PCdoB) assume a secretaria de Educação de Jordão, tendo comandado a pasta de 2004 a 2008, na gestão do petista Hilário Melo. Eleita ao lado do prefeito Élson Farias em 2012, como a vereadora mais bem votada dos vinte um anos de emancipação política de Jordão. 
Ao longo de doze meses de gestão Meire conseguiu dá uma nova cara a Educação jordanense. Logo que tomou posse realizou um concurso simplificado para professores, resultando na contratação de 69 docentes. Antes que os mesmos fossem à sala de aula tiveram que passar por uma formação pedagógica, visando a qualidade educacional do alunado. Além de outras quatro formações realizadas pelo PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa). Destacando ainda que, após oito anos a secretaria de Educação voltou a realiza formações pedagógicas com os professores indígenas. 
Durante este curto período de gestão a secretaria realizou ainda, o concurso miss estudantil rural (com alunas das comunidades rurais), apoio a Educação especial (AEE).
E fechou o ano com “chave de ouro” ao conseguir junto ao Governo Federal por meio do Programa PARFOR (programa de formação para professores da educação básica) sessenta e cinco vagas para o curso de nível superior em pedagogia. Sendo dez vagas foram destinadas aos docentes indígenas. A UFAC é a instituição responsável pela formação dos acadêmicos. 
Meire e Élson iniciaram 2014 com o mesmo ritmo que concluíram 2013. O primeiro passo foi lançar o edital do processo seletivo para a contratação de sessenta e um profissionais indígenas. Sendo vinte e cinco vagas para a função docente e as outras trinta e seis são destinadas ao cargo de merendeira. “O concurso público é uma forma de evitar a contratação por meio do apadrinhamento. Além de dá lisura ao processo”, disse o prefeito Élson Farias.
Élson Farias foi o primeiro prefeito comunista eleito na história política do Acre.

Nenhum comentário: