18 de março de 2014

JORDÃO: "Se criticar as coisas ruins que ocorrem em nossa sociedade for crime, então eu sou uma criminosa" - dispara vereadora do PMDB

Kézio Araújo, do Blog Fala Jordão - falajordao@gmail.com
O terceiro encontro ordinário do ano contou apenas com as presenças de 5 (cinco) parlamentares. A sessão foi presidida pelo o primeiro secretário da casa, o vereador Abel Ximenes (PCdoB), líder do governo no plenário, que justificou as ausências dos companheiros.
Segundo Abel, o presidente Francisco Alves Guimarães 'Chicão' (PCdoB) está em Rio Branco, enlutado, recebendo e prestando pêsames a seus familiares por conta da perda recente de um ente querido. O vice-presidente Rosenildo Melo 'Dóda' (PT), também está na capital acriana, porém, visitando secretarias estaduais, e cumprindo agenda com o governador Tião Viana. José Cariolanda (PSDB) está viajando à tratamento devido a um acidente automobilístico que sofreu recentemente. E Francisco Sereno (PCdoB) está acompanhando cursos de aperfeiçoamento da produção de farinha, na área indígena do município.
SEM QUÓRUM, NENHUM PROJETO DE LEI FOI APRESENTADO
As presenças de apenas 5 (cinco) dos 9 (nove) vereadores eleitos ocasionou a falta de quórum constitucional, impossibilitando apresentações de projetos de lei. No entanto, dois requerimentos foram apresentados na sessão.
O primeiro documento é de autoria da vereadora Zeina Menezes (PMDB), requerendo informações do prefeito municipal, se houve doação de terreno onde passa parte do canal de esgoto. A área é situada na Avenida Francisco Dias, ao lado do comércio do Senhor Cláudio.
O segundo documento é de autoria do vereador Abel Ximenes, requerendo que o prefeito municipal convoque o serviço de Alistamento Militar, para que os jovens deste município tenham acesso à referida documentação. Na justificativa, o vereador ressalta que os jovens cidadãos estão se sentindo lesados por não ter este serviço oferecido pela a prefeitura de Jordanense.
O QUE DISSERAM OS VEREADORES PRESENTES
Vereador Guedes Oliveira - PMDB (Foto: Kézio Araújo/ Blog Fala Jordão)
Guedes Oliveira relatou que durante a semana realizou visitas em vários órgãos municipais. O parlamentar acompanhou ainda as obras de construção da Quadra Coberta da Escola Bernardo Abdon da Silva, e a reforma e ampliação do prédio educacional. "Constatei que trata-se de uma obra que oferece muita segurança" - enfatizou o peemedebista, contrariando seu próprio questionamento feito na sessão anterior, onde colocava em xeque a segurança da obra.
Vereadora Zeina Melo - PMDB (Foto: Kézio Araújo/ Blog Fala Jordão)
Zeina Melo também destacou as visitas nas referidas obras. A peemedebista indicou apenas que tomassem como medida adicional, a fixação de grades nas janelas do prédio escolar, como forma a garantir maior segurança aos alunos. No segundo expediente, falou de seu firme posicionamento durante este pequeno período de mandato, declarando que jamais irá se omitir diante de situações problemas detectáveis na administração, mesmo que seja taxada como a vereadora problemática da casa do povo. "Se criticar as coisas ruins que ocorrem em nossa sociedade for crime, então eu sou uma criminosa"- disse.
Vereador Vavá - PSDB (Foto: Kézio Araújo/ Blog Fala Jordão)
Vavá utilizou a tribuna para relatar sua visita ao gabinete do prefeito Élson Farias (PCdoB). O vereador retransmitiu que breve estarão chegando os insumos da empresa contratada para realizar pavimentações nas ruas do município, e que o prefeito garantiu que o Bairro Lindolfo Mateus (Bairro Novo) será contemplado nas primeiras obras. O tucano utilizou ainda o segundo expediente para pedir que os colegas de parlamento sempre busquem informações para poderem se posicionar embasados, no plenário.
Vereador Abel Ximenes - PCdoB (Foto: Kézio Araújo/ Blog Fala Jordão)
Abel Ximenes repudiou as críticas tendenciosas direcionadas à casa do povo, por conta de sua estrutura. "A situação física do prédio nunca me impossibilitou de realizar as minhas atividades quanto parlamentar" - enfatizou o comunista ao defender a tese de que os vereadores da atual legislatura não devem ser responsabilizados por problemas que seguem de gestões anteriores. "A câmara pode tornar a prefeitura inadimplente, caso não seja pago uma multa superior a R$ 200 mil, por falta de pagamento de encargos" - disse o vereador ao destacar outro problema de legislaturas passadas.
Vereador Rosaldo Saraiva - PT (Foto: Kézio Araújo/ Blog Fala Jordão)
Rosaldo Saraiva utilizou o plenário para divulgar a viagem que fez às comunidades rurais, acompanhando os cadastros do Programa Fome Zero.  "É um valor simbólico, mas que somado chega a mais de R$ 500 mil, que virão para melhorar a vida daquelas pessoas que vivem nas comunidades rurais, e ainda fortalecerão a economia local" - disse o vereador ao lembrar que tais benefícios foram criados através da boa política.

Nenhum comentário: