2 de abril de 2014

Índios isolados ‘abandonados à própria sorte’, com a invasão de suas terras

Índios isolados no Brasil perto do grupo recém-fotografado (2008)
© © Gleison Miranda/FUNAI
Survival International alertou hoje que os índios isolados da Amazônia recentemente fotografados do ar foram abandonados à própria sorte depois que narcotraficantes e madeireiros ilegais invadiram uma base de proteção territorial da FUNAI (Fundação Nacional do Índio).
Os índios, perto do Rio Xinane no Acre, estão perto da fronteira com o Peru, onde ativistas vêm denunciando, há muito tempo, a escala de extração ilegal de madeira em terras de índios isolados.
Relata-se que o grupo recentemente fotografado também enfrenta uma séria ameaça deuma estrada construída na área pelo governo do Acre –organizações indígenas da região disseram que isso poderia devastar os índios isolados do Rio Xinane. No passado, projetos de construção de estradas na Amazônia têm dizimado inúmeras tribos.
José Carlos dos Reis Meirelles, especialista que trabalha para proteger a terra destes índios isolados, alertou, ‘Caso [o avião] tenha dado rasante nas malocas, é quase certo que os índios irão embora, se mudarão para outro local. Mudar de aldeia, às pressas, gera um monte de problemas para estes povos… afora o medo e incompreensão do fato. Fico torcendo para que nada disso tenha acontecido’.
Nos últimos meses, vários grupos de índios isolados Mashco-Piro foram vistos ao longo das margens de um rio, no lado peruano da fronteira, o que indica que a destruição ilegal da floresta está forçando eles para fora de seu isolamento.
Semana passada, as autoridades brasileiras e peruanas assinaram um acordo para melhorar a coordenação transfronteiriça, em uma tentativa de salvaguardar o bem-estar dos muitos índios isolados que vivem na região de fronteira.
Em 2011, a Survival divulgou um filme com imagens aéreas extraordinárias de índios isolados na região.
Nixiwaka Yawanawá é um índio da Amazônia e trabalha com a Survival para lutar pelos direitos indígenas. Ele é da região onde a tribo foi fotografada recentemente. Ele disse hoje, ‘Eles são meus irmãos. É emocionante ver que eles estão vivendo da maneira que escolheram. O governo deve proteger seu território, caso contrário, eles poderiam ser destruídos e o governo seria responsável.’
O Diretor da Survival, Stephen Corry, disse hoje, ‘A única coisa que vai garantir a sobrevivência das tribos isoladas é a proteção de sua terra. Elas têm o direito de decidir se querem fazer contato com a sociedade exterior, ao invés de ser destruídas nas mãos de uma sociedade invasora. É vital que o Brasil e o Peru trabalhem juntos para proteger a terra de tribos isoladas. A história mostra que quando esses direitos não são respeitados, seguem doenças, morte e destruição.’
A Diretora de Pesquisa da Survival Fiona Watson, uma das principais especialistas do mundo no assunto de tribos isoladas da Amazônia, está disponível para entrevista.
Para mais informações e imagens, por favor entre em contato com Sarah Shenker (em inglês ou português) no telefone (+44) (0)20 7687 8735 ou por email ss@survivalinternational.org
Survival International, 6 Charterhouse Buildings, London EC1M 7ET, United Kingdom.

Nenhum comentário: