18 de abril de 2014

JORDÃO: Dia do Índio terá grande programação de atividades culturais

À noite, apresentações de acervo cinematográfico, cantorias e marirí marcarão o encerramento das atividades.
Kézio Araújo, do Blog Fala Jordão - falajordao@gmail.com
O dia 19 de abril é a data em que comemora-se nacionalmente o dia do índio. A data foi criada e decretada pelo presidente Getúlio Vargas, como forma de homenagear esse povo.
Jordão, localizado no interior do Acre, é um dos municípios que possui uma quantidade expressiva dos povos indígenas em sua população. Dos pouco mais de 7.000 (sete mil) habitantes, quase 40% são indígenas da etnia Kaxinawá, que residem em 32 aldeias, subdividas em três terras, ao longo dos rios Tarauacá e Jordão.
O dia do índio é sempre lembrado com muitas festividades pelos  huni kuis, o povo verdadeiro, durante rituais e apresentações de sua cultura. Neste ano, os Kaxinawás farão exposições da medicina tradicional e de artesanatos culturais, pinturas corporais e comidas típicas, além de participarem de torneios de arco e flecha, jogos de futebol e cabo de guerra.
Estas atividades ocorrerão pela manhã do próximo sábado, 19, na Praça Municipal. A Secretaria de Obras e Limpezas Públicas está auxiliando na estrutura do evento.
O Pólo Base de Saúde Indígena estará dando início a Campanha de Vacinação Contra a Influenza. Os atendimentos ocorrerão durante todo o dia, tendo em vista que abril é o Mês da Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI).
À noite, apresentações de acervo cinematográfico, cantorias e marirí marcarão o encerramento das atividades.

Nenhum comentário: