25 de julho de 2014

JORDÃO: Secretaria de Saúde fará ação em alusão ao Dia Mundial de Combate as Hepatites

Do Blog Fala Jordão, com informações da Assessoria
A prefeitura de Jordão por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) em atenção ao Dia Mundial de Combate as Hepatites, realizará nesta segunda-feira (28), uma ação voltada para essa temática. 
Haverá realização de teste rápido para diagnóstico de Hepatite B e C, vacinação e orientações sobre as hepatites virais na unidade de saúde Antônio Rodrigues Dourado, das 7:h00mim as11:h00mim e das 13:h00mim as 17:h00mim.
Saiba mais:
As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo estimativas, bilhões de pessoas já tiveram contato com vírus das hepatites e milhões são portadores crônicos. São doenças causadas mais comumente pelos vírus A, B, C ou D, que provocam inflamação no fígado. São silenciosas, pois nem sempre apresentam sintomas. Além disso, têm grande importância pelo número de indivíduos atingidos e pela possibilidade de complicações das formas agudas e evolução para formas crônicas, podendo levar à cirrose e ao câncer de fígado.
As Hepatites A e E são transmitidas pela contaminação das mãos levadas à boca e estão relacionadas às condições de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos.
Já as Hepatites virais B, C e D são transmitidas pelo sangue, esperma e secreção vaginal através da relação sexual. Dessa forma a transmissão pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos contaminados como: lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente, alicates de unha, materiais para colocação de piercing e para confecção de tatuagens; instrumentos utilizados em uso de drogas injetáveis, inaláveis, acidentes com exposição de material biológico e procedimentos cirúrgicos, odontológicos e de hemodiálise, em que não se aplicam as normas adequadas de esterilização.
A grande maioria das hepatites não apresentam sintomas ou então, apresentam sintomas como febre; mal estar; desânimo; dores musculares; icterícia (conhecida popularmente como amarelão); urina avermelhada e fezes claras, podendo  evoluir para cirrose e até a morte da pessoa contaminada.
A PREVENÇÃO é feita utilizando preservativos nas relações sexuais e não utilizando materiais cortantes ou agulhas que não estejam devidamente esterilizados. As Unidades de Saúde oferecem gratuitamente a vacina contra hepatite B para pessoas de até 25 anos ou em situação de risco.
Portanto previna-se! Faça hoje mesmo o seu exame gratuitamente e vacine-se.

Nenhum comentário: