14 de agosto de 2014

XAPURI: Aeronáutica recolhe possível tanque de combustível de satélite que caiu no município

Homens da Aeronáutica vão até o local e recolhem lixo espacial/Foto: Assessoria
Homens da Aeronáutica Brasileira, com sede em Rio Branco, resgataram nesta terça-feira (12) um objeto cilíndrico não identificado que caiu em uma propriedade rural, no seringal Porto Rico, em Xapuri (AC). O objeto foi encontrado pelo produtor José Ferreira de Souza no mês de Julho deste ano. Na época, José contou à reportagem da ContilNet Notícias que ao encontrar a peça procurou o ex-vereador e atual secretário de Agricultura de Xapuri, Cesar Zaine, para falar sobre o ocorrido.
O produtor disse que estava percorrendo a parte de sua propriedade coberta por floresta na companhia do pai e irmãos para fazer uma picada e encontrou o objeto que se assemelha a um tanque de combustível, com dois parafusos e duas porcas nas pontas. Ele afirma que jamais tinha visto algo parecido.
De acordo com o produtor, ao se aproximar do solo, o objeto partiu uma árvore ao meio e se arrastou por metros, deixando um rastro de destruição nas suas terras e um buraco profundo. Ele acredita que tenha caído há dois ou três meses.
Nesta terça-feira, a equipe da Aerináutica revelou que o objeto se assemelha a um tanque de propulsão de satélite. A peça foi removida do local e levada para a sede da Força Aérea no Acre, de onde será encaminhada para o comando geral e, em seguida, para o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), em São Paulo.
LEIA MAIS:
O subcomandante da Aeronáutica Carlos Eduardo explica que este é o primeiro caso de lixo espacial que cai na região amazônica e que só terá uma informação precisa do que se trata e da origem, após o objeto ser enviado ao centro de pesquisas.
Da Redação Da Agência ContilNet

Nenhum comentário: