26 de maio de 2015

Greve na Ufac começa na quinta e afeta mais de 5 mil estudantes

2 ufac
Os professores da Universidade Federal do Acre (Ufac) decidiram ontem entrar em greve por tempo indeterminado, a partir da próxima quinta-feira, 28, em assembleia que terminou no final da tarde de ontem, 25, no campus da própria Ufac.
A valorização salarial com carreira estruturada e a defesa da universidade pública mantida com recursos públicos são duas das reivindicações do movimento.
Os professores querem mais atenção, sobretudo, porque acreditam que medidas provisórias que tramitam no Congresso podem acabar com carreira da docência. Entre elas está a contratação de “organizações sociais” para substitui-los nas atividades da universidade.
Com a decisão de greve, pouco mais de 5 mil estudantes estarão sem aulas por tempo indeterminado, a partir desta quinta-feira.
De acordo com João Lima, vice-presidente da Associação dos Docentes da Ufac, na greve de 2012 e que durou quatro meses, os professores acreditavam que o governo iria cumprir com o que teria prometido: acabar com MPs que pudessem causar problemas para a docência d de nível superior.
“Mas isso não aconteceu. Não houve avanços em nenhuma negociação, nem 2013, nem em 2014”, explica.
“Esta greve não será uma continuidade da outra, embora tenha algumas pautas semelhantes, como a defesa da valorização salarial com carreira estruturada e a defesa da universidade pública mantida com recursos públicos”, enfatiza.

Jornal Opinião

Nenhum comentário: