15 de julho de 2015

Coluna Política na Toca do Coêlho, 15-07-2015

Ação Governamental
A finalidade da Administração Pública é a satisfação das necessidades da sociedade, por intermédio da prestação dos serviços públicos. Para atingir esse objetivo é necessário que a ação do governo esteja bem planejada. O planejamento deve ser feito com a elaboração dos seguintes instrumentos:
· Plano Plurianual- PPA
· Lei de Diretrizes Orçamentárias- LDO e,
· Lei Orçamentária Anual- LOA.
“Não há Poder sem autoridade, nem autoridade sem legitimidade”. Edson Vidigal. Ex-Presidente do Tribunal Superior Eleitoral- TSE.
Financiamento de Campanha
“Os Empresários estão virando donos de mandatos no Brasil”. Sen. Jorge Viana- PT.
De Tarauacá para os Estado Unidos da América
Não poderia deixar de registrar com muita alegria o destaque e o reconhecimento Mundial, da Tarauacaense Sônia Rocha Sanches. Filha de família simples e humilde, que estudou nas escolas Serafim Salgado e Instituto de educação Lourenço Filho, em Rio Branco e acaba de ser premiada como uma das principais pesquisadoras da Universidade de Creighton na Califórnia - Estados Unidos. Prêmio este, concedido pelo Instituto Nacional de Saúde Americano. Concluiu o Curso de Biologia na UFAC, fez Mestrado na Universidade de Viçosa-MG, fez Doutorado em Biologia Celular e Molecular na Unicamp, PHD na Espanha, em Biologia Celular e Molecular/Genética de População e, Pós-doutorado, em Genética Humana, nos Estados Unidos. Exemplo claro, que aproveitando as oportunidades, podemos Vencer.
Partido dos Trabalhadores
Algo muito grave está acontecendo nos bastidores da política nacional, em relação ao PT e membros do Governo Dilma. Segundo o Ex-Presidente Lula, o PT tem os vícios de todos os Partidos, que crescem e chegam ao Poder; “O PT perdeu a utopia”
PP e PDT na lista negra do Governo Federal
O Planalto contabiliza as derrotas das últimas votações na Câmara e Senado, com uma participação expressiva de parlamentares dos 2 Partidos. Segundo alguns petistas, a vingança virá após a votação do Pacote do Ajuste Fiscal. A punição será a queda dos Ministros indicados pelas respectivas siglas.
Banco da Amazônia
Homenageio os 73 anos de serviços, prestados à Amazônia, na pessoa do Tarauacaense Ruynete Lima de Matos (in memorian). O Basa, desde sua fundação, tem fomentado o desenvolvimento da região, desempenhado um papel importante no fortalecimento da economia acreana e da região norte.
A Política no cenário Nacional
Após os depoimentos dos Empresários envolvidos no escândalo da Operação Lava Jato, o quadro nacional da política chegou à imprevisibilidade para 2018. Em pesquisa, encomendada pelo Jornal o Estado de são Paulo, Aécio Neves- PSDB aparece com 59% e Luis Inácio Lula-PT, 41%. Aécio venceria um 2º turno, com 35%, contra 25%, de Luis Inácio. Um confronto com o Governador Geraldo Alckmin-PSDB, 40% e Luis Inácio Lula- PT, 39%. 
Greve na Educação Estadual
Alcançando 26 dias de paralisação. SINTEAC e SINPROACRE disputam poder sindical e de representatividade contribuindo de um lado para o enfraquecimento da Categoria e consequentemente das propostas reivindicadas. De outro lado, o Governo reafirma que não tem dinheiro para atender as reivindicações. Sem chegar a uma proposta de consenso, o movimento tem fechado o trânsito no centro da cidade, ocupado as dependências da SEE, acampado em frente ao gabinete do governador, e já se articula uma vigília ecumênica, para chamar atenção, na próxima sexta-feira. Nada avançou e segundo o Comando, a Greve continua.
Programa de aquisição de alimentos
Acerta o governo do Estado, quando prioriza os produtores acreanos, em relação à compra de produtos regionais para a merenda escolar. Essa ação governamental agrega valores e fortalece a nossa economia, em mais de 25 milhões.
Zona Franca de Rio Branco
Visando reduzir as desigualdades regionais, ampliar a produção de bens e serviços, o Deputado Alan Rick- PRB apresentou a proposta de Emenda a Constituição 67/2015, que estabelece a Criação da Zona Franca de Rio Branco.
Partido do Movimento Democrático Brasileiro-PMDB mobiliza seus filiados, para a eleição de 2016:
Tarauacá: No domingo, dia 12/07, foi realizada a Convenção do PMDB de Tarauacá, e na oportunidade, o Ver. Mirabor Leite, um dos mais combativos da cidade, foi reconduzido a Presidência do Diretório Municipal e teve o seu nome indicado para disputar a Pré-Candidatura, junto aos Partidos de Oposição, ao Cargo de Prefeito, nas eleições de 2016. Mirabor tem implantado um jeito novo de fazer política, ouvindo as vozes roucas que vêm das ruas.
Feijó: No Sábado, dia 11/07, aconteceu a Convenção do PMDB no Município de Feijó, oportunidade em que o Ver. Quinô foi eleito Presidente do Diretório Municipal e o Partido apresentou a Pré-Candidatura do Vereador Pelé Campos, que tem relevantes serviços prestados a Capital do Açai. Pelé Campos segue os bons exemplos do seu saudoso Pai, Walmir Campos, um ilustre filho de Feijó.
Saúde Itinerante no Jordão
A População do Município do Jordão, receberá nos dias 17 e 18 de Julho, a Equipe do Programa Saúde Itinerante, por intermédio da Secretaria Estadual de Saúde. Acontecerá na Escola Jairo Figueiredo de Melo, a partir das 8h. Uma atitude louvável do Governo do Estado, levando saúde, para a população mais distante do nosso Estado.
Santa Rosa do Purus
O Prefeito Rivelino Mota- PSDB se elegeu com o apoio dos Partidos de Oposição. Recentemente, desfiliou-se do ninho dos tucanos e filiou-se, ao PV, partido que integra a Frente Popular do Acre- FPA.
Lençol da Bandeira do PT
Segundo fontes da Secretaria Estadual de Turismo, o fracasso da campanha Partiu Acre e a falta de uma Agenda turística positiva na pasta, liderada pela titular Raquel Moreira, fez com que lideranças do PT incentivasse sua candidatura a Vereadora. A moça acreditou e já se empolgou, deixando vazar, que o seu amor pelo PT é tão extraordinário, que até o seu lençol, é confeccionado com as cores da bandeira do PT.

E-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com

Nenhum comentário: