27 de agosto de 2015

Coluna Política na Toca do Coêlho, 26-08-2015

Quem quiser sair do PT, a porta está aberta”. Dep. Federal Sibá Machado- PT.

O Drama que estamos vivendo é o resultado de uma estratégia que levou o governo a descuidar do equilíbrio macroeconômico para ganhar três eleições. Agora, a conta chegou”. Fabrício Giambiagi - Economista, Especialista em Finanças Públicas.

Governo Federal
Pressionados pelo Congresso Nacional, imprensa e vários setores da sociedade, o governo Dilma, anuncia que vai reduzir os Ministérios, Secretarias e Cargos Comissionados, saindo de 39 Ministérios, para 29. No entanto, o Deputado Eduardo Cunha- PMDB trabalha para aprovar um Projeto de Lei, que limita em 20 Ministérios na estrutura do governo federal.

Desarticulou
O PT não governa sem o PMDB, por mais que tenham pontos de vista ideológico contrários. A saída do Vice-Presidente e até então, articulador político do governo Dilma, Michel Temer- PMDB desarticulou politicamente o governo e trouxe mais uma vez a intranquilidade política para o governo.

Voltou atrás
A presidente Dilma, após receber muitas críticas de diversos setores da sociedade e com baixa popularidade, voltou atrás, na decisão anunciada, de que iria pagar o 13º Salário, em três vezes, sendo duas de 25% e uma de 50%. Agora, anunciou que o pagamento será de duas vezes de 50%.

PSDB diminui no Senado Federal
A Senadora Vânia Lúcia, que foi eleita pelo PSDB de Goiás, acaba de se desfiliar do ninho tucano e se filiar ao PSB. Vânia Lúcia tem muita credibilidade no Senado, pelo excelente trabalho que desenvolve.

Bom Exemplo
Fui eleito para ser deputado federal e minha pretensão é concluir o meu mandato. Seria uma traição com os meus eleitores, me lançar candidato a outro cargo”. Deputado federal Alan Rick.

Curso de Formação Política da Coêlho & Farias
A consultoria Política, estará realizando o I Curso de Formação Política, nos dias 28 e 29 de Agosto, no auditório da Assembleia Legislativa, para os dirigentes partidários, deputados, vereadores, pré-candidatos para as eleições 2016, assessores parlamentares, estudantes, filiados, e público em geral. Os Temas que serão discutidos: Reforma Política (Sen. Jorge Viana); Oratória Política (Adv. Sanderson Moura); A Política nas Mídias Sociais (Jorn. Gina Menezes); Planejamento Estratégico Eleitoral e Participativo (Consultor Carlos Coêlho) e Legislação Eleitoral (Consultor Tácio Coêlho).

Greves em andamento
A intranquilidade dos servidores federais, tem sido uma constante, nos diversos setores funcionais da sociedade brasileira. No momento, temos os seguintes órgãos em greve geral: Universidades Federais, Justiça Federal, Justiça do Trabalho, SUFRAMA e INSS.

Lei do Murici
Percebo uma insatisfação generalizada, por parte dos pré-candidatos dos partidos da Frente Popular, em relação à escolha do vice-prefeito, de Marcus Alexandre-PT, nas eleições de 2016. O mesmo, precisa ter muito cuidado em relação ao apoiamento à sua reeleição, para não ver aplicada a Lei do Murici: Cada qual por si. Ocorrendo isto, muito enfraqueceria a sua volta a Prefeitura de Rio Branco.

Argumentação
Uma chapa puro sangue, a maioria das secretarias e cargos comissionados, são do PT ou dos seus amigos, além do receio de repetir-se na Câmara de Rio Branco, o que foi feito na Assembleia Legislativa, na qual priorizaram-se determinadas candidaturas.

PT Busca Mandatos
O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores decidiu buscar na justiça, os mandatos dos vereadores do PT, que se desfiliaram do Partido: Manoel Lima-Senador Guiomard e Neudo Lopes- Assis Brasil.

PEN de volta a FPA
Nos bastidores da política em Brasília, já está dado como certo, que o PEN- Partido Ecológico Nacional, estará de volta ao seio da Frente Popular do Acre, voltando com força total e com um forte candidato ao Senado Federal.

FPM Bloqueado
As Prefeituras de Cruzeiro do Sul-PMDB, Senador Guiomard-PSDB, Plácido de Castro-PSB, Assis Brasil- PSDB, Porto Acre-PSDB e Sena Madureira-PSB, tiveram a 2ª parcela do Fundo de Participação dos Municípios, bloqueada.

Tarauacá
Com muito sucesso, e uma extraordinária participação popular, iniciou o Festival de Praia, na Capital do Abacaxi, que acontecerá nos finais de semana de todo o verão tarauacaense.

Tarauacá II
Por falta de um compromisso maior com a educação municipal, em função do prejuízo da descontinuidade de ações administrativas e educacionais, a Prefeitura Municipal de Tarauacá, nomeou e já exonerou quatro Secretários Municipais de Educação nesta gestão, trazendo um prejuízo incalculável para a educação tarauacaense. 

Porto Acre
A Câmara Municipal de Porto Acre, considerou reprovadas as contas referentes ao exercício de 2010, do ex-prefeito, Zé Maria- PT.

Sena Madureira
A 2ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado condenou os ex-prefeitos Wanderley Zaire e Nilson Areal, por contratações irregulares em suas administrações.

Feijó
O governo do Estado entregou recentemente, mais de 70 ruas calçadas, buscando a inclusão social, saúde, saneamento e qualidade de vida. Resta esperar, que os serviços tenham sido feitos com qualidade e ver a durabilidade das mesmas. Caso contrário, o governo tem a obrigação de recorrer às instâncias judiciais, para que as empresas cumpram suas obrigações, com serviços de qualidade.

Jordão
Um grupo formado por nascidos no Jordão e amigos, está articulando o desenvolvimento de um projeto social, denominado Criança Feliz, visando arrecadar brinquedos e distribuir para as crianças mais carentes do Município do Jordão, no Dia da Criança. Uma ação plenamente louvável e solidária.

E-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com 

Nenhum comentário: