23 de outubro de 2015

No Acre, as provas do Enem 2015 começam às 10h30

No Acre foram 56.239 candidatos inscritos, desses aproximadamente 12 mil da rede pública (Foto: Mágila Campos)
No Acre, foram 56.239 candidatos inscritos, sendo aproximadamente 12 mil da rede pública (Foto: Mágila Campos)
No Acre, diferentemente de outros estados, os portões dos locais onde serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) abrem às 9 e fecham às 10 horas. As provas começam às 10h30, porém, os candidatos só podem entrar no local até as 10 horas.
Os candidatos que farão o Enem neste sábado, 24, e domingo, 25, devem ficar atentos a uma série de recomendações, para evitar transtornos na realização das provas.
O candidato deve verificar o local das provas e o tempo de deslocamentos até ele. É recomendado ir com antecedência, para evitar algum transtorno no dia do certame.
No cartão de confirmação, disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), estão as informações de que o candidato precisa, como documentos originais com fotos, caneta de tinta de preta e também local, bloco e sala da prova.
A coordenadora de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Nayra Colombo, lembrou aos candidatos que a véspera da prova deve ser utilizada para descansar e organizar o material para fazer a prova com tranquilidade.
“O Acre tem suas especificidades, por isso, a atenção quanto ao horário e local das provas deve ser redobrada, para evitar problemas. É fundamental também estar com o corpo e mente descansados”, reforça.
A recomendação é seguida pelo estudante Samuel Gonçalves. “Já que estudamos o ano inteiro, o ideal agora é manter a mente descansada para se preparar para a prova”, ressaltou.
“Já que estudamos o ano inteiro, o ideal agora é manter a mente descansada para se preparar para a prova”, diz o aluno Samuel Gonçalves (Foto: Celis Fabrícia)
Apoio escolar
A Escola Estadual de Ensino Médio Heloísa Mourão Marques, por exemplo, libera seus alunos um dia antes do exame, para que eles procurem os pontos de suas provas.
“Além das aulas focadas no Enem, na semana que antecede as provas nós fazemos uma programação com palestras ensinando o passo a passo de como o aluno dever fazer antes e no dia da prova”, destacou o diretor da escola, Valdir Silva.
Transporte público
Na capital as linhas de ônibus foram reforçadas para transportar os inscritos. As linhas que fazem o Circuito Universidades, como a 302/UFAC e 306/ UFAC/Rodoviária e IFAC/Universidades, foram ampliadas para atender os usuários, preferencialmente no horário das 8 às 17 horas do sábado e das 8 às 18 horas do domingo.
O superintendente municipal de Transporte e Trânsito de Rio Branco, Nélio Anastácio, afirmou que as empresas irão escalar também uma frota reserva, com o objetivo de atender situações de falhas mecânicas ou uma demanda maior de passageiros.
Segurança reforçada
Durante o exame, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) montou um Comitê Integrado de Monitoramento Estadual, com o objetivo de acompanhar, em todo o estado, a aplicação do exame.
O serviço de escolta dos malotes e a segurança de todos nos locais de aplicação das provas serão feitos pela Polícia Militar. As polícias Civil e Federal ficarão responsáveis pela condução de inquéritos e flagrantes relacionados às possíveis tentativas de fraudes.

Mágila Campos, Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário: