11 de outubro de 2015

Professores da Ufac decidem pelo fim da greve de 4 meses

Greve ultrapassou os 130 (Foto: reprodução/ Google)
O Comando Local de Greve (CLG) da Associação de Docentes da Ufac (Adufac) informa que, na tarde desta quinta-feira (8) foi decidido em votação nas assembleia em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul, por ampla maioria, a finalização da Greve dos Docentes da Universidade.
A votação ocorreu de forma tranquila após todos os participantes explorarem e discutirem a conjuntura da greve, que ultrapassou os 130 dias, e juntos, os professores avaliaram ser este o momento propício para o encerramento da greve.
Outra votação importante realizada em assembleia foi a determinação do indicativo saída de greve, ou seja, a data limite para a greve terminar. A data foi escolhida dentro de um prazo sugerido pelo Sindicato Nacional, para que as Instituições Federais possam sair todas de forma unificada da greve, sendo uma maneira de fortalecer a categoria docente de todo país.
Desta forma, a data escolhida para o indicativo de saída de greve foi o Dia do Professor (15 de outubro), como forma de protesto em relação a intransigência do Governo Federal e da Reitoria local em discutir as pautas e abrir mesas de negociações em ambos os níveis.
Embora o término da greve e seu indicativo estejam votados e definidos pela categoria, a volta as aulas não compete à Adufac, e assim, é necessário que a gestão da Universidade Federal convoque o Conselho Universitário para uma avaliação da situação pós-greve e também para que o conselho possa enfim definir a data da volta às aulas.
A decisão será oficialmente protocolada junto à reitoria nesta sexta-feira (9) e partir disto, será de responsabilidade da Reitoria convocar o conselho e deliberar a data em que os alunos poderão voltar à Ufac.
Ac24Horas

Nenhum comentário: