26 de novembro de 2015

Coluna Política na Toca do Coêlho, 26-11-2-15

“Fecha-se o cerco a Lula e ao PT”. Deputado Rubens Bueno- PR, sobre a prisão de José Carlos Bumlai.
“Lula entrou pobre num Brasil rico e saiu rico de um Brasil pobre”. Sanderson Moura- Advogado.
Golpe Internacional
Nestor Cerveró, ex-diretor internacional da Petrobras, em depoimento à Policia Federal, informou que o PT usou negócios em Angola e nos Estados Unidos, para financiar a campanha do ex-presidente Lula.
Suspense no PT
Caiu como uma bomba a informação que o petista José Dirceu, hoje preso, angustiado e abandonado, pode a qualquer momento optar pela delação premiada.
O acordo vazou
O que mais se fala nos corredores do Congresso Nacional, é de um acordo trabalhado entre a alta cúpula do governo da presidente Dilma-PT, para salvar-se do processo de impeachment. Os deputados da Base trabalham a operação “Salva o Eduardo Cunha”, para protegê-lo de sua cassação no Conselho de Ética. Desta forma os dois, seriam salvos das ameaças que rondam seus gabinetes.
Apelou
O ex-presidente Lula, participou do 3º Congresso Nacional da Juventude do PT e apelou para a juventude petista defender o governo e a presidente Dilma Roussef.
Senador Delcídio do Amaral- PT, foi preso
O senador Delcídio do Amaral- PT/MS- Líder do governo Dilma Roussef, foi preso, por determinação do Supremo Tribunal Federal, por atrapalhar as investigações no processo da Lava Jato. É a primeira vez, desde a Constituição de 88, que um senador da República, é preso no pleno exercício do seu mandato parlamentar.
Decisão do Senado Federal
Numa sessão específica e extremamente tensa, por parte dos senadores, para definir o pedido do Supremo Federal, sobre a prisão do senador Delcídio do Amaral, o plenário do Senado em votação aberta, definiu por 59 x 13, por atender ao pedido do STF e consequentemente, manter a prisão do senador petista.
Os senadores do Acre
Na histórica sessão da votação do Senado Federal, em que o plenário autorizou a prisão de um senador líder de um governo, os senadores do Acre se posicionaram da seguinte forma:
Gladson Cameli- PP- Ausente
Sérgio Petecão- PSD- A favor
Jorge Viana- PT- Contra.
Prêmio Destaque, edição 2015
A colunista social Rubedna Braga, realiza tradicionalmente, o Prêmio Destaque de diversas profissões, em vários segmentos da sociedade acreana. Na parte política, os destaques foram os seguintes:
Senado: Sen. Gladson Cameli- PP
Câmara dos Deputados: Dep. Alan Rick- PRB
Assembleia Legislativa, deputados:
Heitor Júnior- PDT
Jenilson Leite- PC do B
Ney Amorim- PT.
Destaque nas áreas: Jurídica, Engenharia e Contábil
Dentre os homenageados na Edição do prêmio destaque 2015, foram homenageados os seguintes tarauacaenses:
Jurídica: Juíza Shirlei Hage Menezes
Engenharia: Engenheiro Teófilo Lessa
Contabilidade: Vandré Prado.
Eleição do IFAC
O IFAC se mobiliza para eleger o novo reitor da instituição, nesta quinta-feira, 26/11. Disputam o comando da instituição, a professora Rosana e Ricardo Hoffman. Segundo informações de estudantes e professores, como não poderia deixar de ser, partidos políticos, se infiltram no processo eleitoral com os interesses mais variados possíveis. A eleição ocorre, com impugnação de chapa, recursos judiciais, ameaças, promessas de benefícios impublicáveis.
Conferência Estadual das Mulheres
Foi realizada durante todo o dia desta quarta feira, nas dependências da Universidade Federal do Acre, a 4ª Conferência Estadual das Mulheres, com o tema “Mais direitos, participação e poderes para as mulheres”, com a participação de delegadas de todos os municípios do Acre, com o objetivo de definir políticas que garantam mais benefícios para as mulheres acreanas.
As representantes de Tarauacá
As delegadas de Tarauacá, que participaram da Conferência, foram: vereadora Janaína Furtado, Socorro Nery, Antonia Rodrigues, Maria do Carmo, Antonia Kaxinawá, Yonara Machado e Rosa Nery. Participaram ainda: Edilene Silva, Silvania Nunes, Maria Bento, Rosa do Quirino e Kátia Albuquerque.
Prêmio Estadual de Gestão Escolar 2015
Com o objetivo de valorizar e incentivar o desenvolvimento de projetos inovadores de integração entre estudantes, servidores e comunidade, a Secretaria Estadual de Educação, fez a entrega do 16º Prêmio Estadual, conforme a seguinte classificação:
1º lugar: A Escola de Ensino Fundamental Nânzio Magalhães (Feijó).
2º lugar: Escola Alcimar Nunes Leitão (Rio Branco)
3º lugar: Escola Santa Juliana (Sena Madureira)
4º lugar: Escola Ademar de Oliveira (Tarauacá).
Faltou transparência
Os vereadores que fazem oposição ao prefeito Rodrigo Damasceno-PT, liderados pelo vereador Mirabor Leite-PMDB estão cobrando a prestação de contas detalhada, dos recursos recebidos pela prefeitura municipal de Tarauacá, em virtude da declaração do Estado de Calamidade Pública, em função das últimas alagações na cidade. Querem saber o valor recebido, a quantidade dos produtos adquiridos e quais as empresas beneficiadas pela prefeitura, já que não houve processo licitatório.
Reinauguração estranha
Recentemente foi reinaugurado no município de Tarauacá, o mercado municipal Domingos Rêgo Leite, com recursos das emendas parlamentares do ex-deputado Taumaturgo Lima, que teve sua obra iniciada na gestão do ex-prefeito Tupanir Gaudêncio da Costa e concluída, na gestão, de Raimundo Ramos de Araújo. Segundo vereadores da base do prefeito, não entenderam que na solenidade, o prefeito Rodrigo Damasceno, não discursou e não deixou ninguém falar. Segundo eles, foi a reinauguração mais muda, na capital do abacaxi.
Cemitério de máquinas em Tarauacá
O vereador Mirabor Leite-PMDB, tem dado bastante dor de cabeça ao prefeito Rodrigo Damasceno-PT. Encontrou várias máquinas, ônibus escolares e caminhonetes de propriedade da prefeitura, abandonados em um campo próximo da cidade. A revolta do vereador, é que em alguns carros, faltam somente pequenas peças para o pleno funcionamento.
O Acre balançou
O terremoto de magnitude 7,5 aconteceu na fronteira entre Peru e Brasil- com epicentro no Peru, foi sentido em todo o Estado do Acre, balançando muito, principalmente os prédios residenciais, da administração pública, comerciais e faculdades, causando um desespero geral na população.
Segurança no Jordão
A sociedade do município do Jordão clama por melhores condições de segurança no município. É inadmissível, que a delegacia esteja fechada por falta de estrutura para o seu funcionamento, de delegado e de agentes. Desse modo, o Estado não cumpre o seu dever de proteger o cidadão.

E-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com

Nenhum comentário: