23 de novembro de 2015

CZS: Registrado o primeiro caso suspeito da chikungunya

Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae (Foto: reprodução/ Google)
O primeiro caso da chikungunya, uma doença transmitida pelo mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, foi registrado em Cruzeiro do Sul. Uma moradora da cidade, que estava viajando à cidade de Recife (PE), após desembarcar na cidade, começou a relatar os sintomas da doença. Ela foi internada na área de isolamento do Hospital do Juruá.
Segundo apurado, o sangue da mulher já foi encaminhado à cidade de Belém (PA), onde o Instituto Evandro Chagas (IEC) deve fazer os teste e confirmar a presença do vírus. A paciente teria se hospedado em uma casa, na capital pernambucana, onde outras pessoas estavam acometidas pela doença.
Segundo a equipe médica do Hospital do Juruá, a mulher apresentou febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, sonolência e cansaço logo depois que chegou a Cruzeiro do Sul (AC). Ela está estável e é acompanhada de perto.
Em março deste ano quatro casos suspeitos da doença foram registrados também em Rio Branco, mas a confirmação não foi divulgada pelo governo.
DOENÇA

Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus
João Renato Jácome

Nenhum comentário: