9 de dezembro de 2015

Coluna Política na Toca do Coêlho, 09-12-2015

A batalha não é entre capitalismo e socialismo, mas entre os valores centrais do capitalismo e os valores do corporativismo”. Edmundo Phelps- Economista e ganhador do prêmio Nobel de economia em 2006.
O terremoto de 7,5 pontos atingiu Tarauacá no Acre, mas estremeceu mesmo, foi no Planalto Central, em Brasília”. Carlos Coêlho- Consultor Político.
O Jogo do Poder: cada dia com sua agonia!
Além de todas as ameaças referentes à abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff- PT, tramita outro processo no TSE, contra abuso de poder econômico. O governo tenta ainda, barrar de todas as formas, o andamento das CPI’s, que atingem a administração federal, tais como: Fundo de Pensão (investiga prejuízos dos servidores estatais); BNDES (investiga irregularidades em empréstimos) e Crimes Cibernéticos (quebra de sigilo bancários em transações irregulares).
Impeachment contra a presidente Dilma- PT
Discute-se a possibilidade do impeachment, consubstanciado, no descumprimento da Lei Orçamentária, no exercício de 2014, onde a presidente Dilma autorizou abertura de créditos, através decretos não numerados, na ordem de R$ 18 bilhões e sem autorização do Congresso Nacional; Descumprimento da Meta de Superávit Primário, incorrendo em Improbidade Administrativa e consequente, Crime de Responsabilidade (pedaladas fiscais). Comprovadas as denúncias, a presidente Dilma Rousseff- PT, seria afastada e assumiria o Vice-Presidente, Michel Temer- PMDB.
Processo no Tribunal Superior Eleitoral- TSE
A chapa Dilma Rousseff- PT e Michel Temer- PMDB, responde processo por suposto abuso de poder econômico, na campanha de 2014. Foram dados sete dias, para apresentação de defesa. Havendo condenação, os membros da respectiva chapa, perderiam seus respectivos mandatos. Neste caso, assumiria a presidência da Câmara dos Deputados e convocaria outra eleição em 90 dias.
Os cuidados que o PT precisa ter
O PT não governa sem o PMDB. Portanto, neste momento delicado do processo de impeachment, as lideranças do PT, terão que engolir muitos fatos, com medo de perder os 3 anos que faltam de governo e poder.
O acordo não prosperou
Segundo os bastidores, o Planalto orientava para os seus parlamentares salvarem Cunha, que por sua vez, salvaria Dilma. No entanto, não combinaram com o Diretório Nacional do PT, que orientava pela cassação de Cunha no Conselho de Ética. Tudo descoberto, Cunha então, acatou o pedido de abertura do processo de impeachment.
Perspectiva de poder
Alguns cientistas e analistas políticos acham que o PT jogou a presidente Dilma à própria sorte e que o vice-presidente, Michel Temer- PMDB ganhou força, principalmente após declarar que “O PMDB é uma ponte segura para o futuro” e poderá assumir a presidência.
Pedidos negados 
A crise entre Dilma e Temer, se fortaleceu internamente, quando ela pediu para Temer desqualificar seu correligionário, Eduardo Cunha- PMDB; pediu que Temer fizesse uma declaração pública contra o impeachment e o convocou, para uma reunião e ele disse que não poderia participar porque tinha compromissos em São Paulo.
Grito de independência
Para os aliados mais próximos do vice-presidente, Michel Temer, após ele passar muito tempo isolado pela presidente Dilma, terminou dando o seu grito de independência. O grito incentivou Eliseu Padilha, a deixar o governo e já se fala na entrega de todos os ministérios ocupados pelo PMDB.
A carta do vice-presidente Michel Temer
Caiu como uma bomba, no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto, a carta confidencial entregue a presidente Dilma Rousseff- PT e que veio ao conhecimento público, onde o vice-presidente apresenta o seu desabafo e constata seu isolamento das decisões do governo Dilma Rousseff.
Composição da Comissão Especial I
Após muita confusão, brigas, empurrões e quebra de urnas no plenário da Câmara dos Deputados, para a votação dos componentes da Comissão Especial, que vai votar no parecer sobre o impeachment, a chapa alternativa, número 2, venceu a chapa orientada pelo governo, por 272 a 199 votos.
Composição da Comissão Especial II
Ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF) suspende a instalação da Comissão, até que o Supremo analise o procedimento através do qual a chapa alternativa foi eleita. Desse modo, está suspenso até o dia 16/12, qualquer rito relativo ao impeachment.
Erro tácito
O grupo político do governo chamou os líderes dos partidos aliados, que têm ministérios e cargos no 2º, 3º e 4º escalão, e orientou que os mesmo indicassem os deputados de confiança do governo Dilma.
A reação dos opositores
Os demais deputados, se sentindo excluídos e que já não tinham simpatias pelo governo e atendendo os apelos das ruas e das mídias sociais, re rebelaram e trabalharam a formação da chapa vitoriosa, derrotando, a chapa oficial orientada pelo governo.
A esperança do PT
Segundo os mais próximos do ex-presidente Lula e do PT, agora, mediante os fatos ocorridos, só resta a esperança de contar com o apoio dos movimentos sociais, como CUT, UNE, MST, CMP, MBL e outros, para evitar a cassação da presidente Dilma Roussef- PT.
Acreanos na Comissão Especial
Os deputados Flaviano Melo- PMDB e Major Rocha- PSDB, que são a favor do processo de impeachment, fazem parte da chapa alternativa eleita.
Movimento acreano, Fora Dilma!
Integrantes da oposição acreana estão se mobilizando a favor do processo de impeachment e estão convidando à população acreana, para participar, no próximo dia 13 de dezembro de 2015, domingo, a partir das 15h, em frente ao Palácio Rio Branco, para uma grande manifestação. Segundo os organizadores, a manifestação não tem dono. Objetivam protestar contra os desmandos administrativos e desvios de recursos públicos. 
Brasileiros de maior credibilidade
Mediante o descrédito da classe política, a DATAFOLHA, fez uma pesquisa, para saber quais os brasileiros, que ainda tinha credibilidade política no Brasil. Foi apresentado o seguinte resultado: 1º Joaquim Barbosa; 2º Marina Silva; 3º Aécio Neves; 4º Geraldo Alckmin; 5º Lula e 6º Sérgio Moro, dentre outros.
O Acre na COP 21
O Acre participou da Conferência do Clima, em Paris, com uma comitiva liderada pelo governador Tião Viana- PT e com a presença do senador Jorge Viana- PT e do deputado federal Alan Rick- PRB, destacando a consolidação de uma economia verde e de inclusão social na Amazônia. Na oportunidade, foi assinado um termo de compromisso de desmatamento ilegal zero. Os órgãos do meio ambiente do Estado precisam então, fiscalizar as carretas que diariamente desfilam pelas nossas estradas e cidades, carregadas de madeiras, sem incomodar as autoridades. No interior, o IBAMA vive diariamente aplicando multas nos produtores.
Prefeitura de Tarauacá
O prefeito Rodrigo Damasceno- PT, em entrevista na TV Rio Branco, no Programa Tribuna Livre sinalizou, que poderá não concorrer à reeleição nas eleições de 2016.
Pagamento do 13º Salário
Observando entrevistas de vários prefeitos do interior do Estado, os mesmo estão se vangloriando porque vão pagar o salário de dezembro e o 13º salário. Não podemos esquecer que nada mais é do que cumprir com as suas obrigações legais. Acham que estão fazendo favor aos servidores ou premiando-os.
Municípios do Jordão
“O longe não existe, no ideal de integrar”
Valorosos filhos e atletas do time Família Perebas Clube, do município do Jordão, realizaram uma verdadeira aventura, no sentido de concretizar o sonho de jogar uma partida de futebol, no Estádio Arena da Floresta em Rio Branco. Viajaram três dias de barco de Jordão à Tarauacá e mais 8 horas na estrada BR 364, em direção a Rio Branco. Foi uma verdadeira integração e confraternização do futebol acreano. O Time do Aeroporto Velho, venceu de 3 X 2, mas, sem dúvidas, foi uma viagem literalmente inesquecível!
E-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com

Nenhum comentário: