11 de dezembro de 2015

Coluna Política na Toca do Coêlho, 11-12-2015

COLUNA POLÍTICA NA TOCA DO COELHO
Mostramos que somos um Estado capaz de aliar conservação, com desenvolvimento”. Tião Viana- Governador do Estado do Acre, na COP 21.
Muitos políticos, estão atingindo os alicerces da democracia, liberdade, igualdade da sociedade brasileira, em detrimento dos seus próprios interesses e de seus grupos”. José Ribamar. DF.
Internacional
A ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner se a negou passar a faixa presidencial, para o seu sucessor Mauricio Macri. O avião brasileiro, que levou a presidente Dilma, foi retido no espaço aéreo argentino, impedindo que Dilma participasse do evento de posse. Após passar duas horas em solo argentino e cumprimentar o presidente argentino, Dilma retornou ao Brasil.
A Política
A política é tão complexa, que o dep. Eduardo Cunha-PMDB, mesmo sendo o 3º na Linha sucessória presidencial é simultaneamente, do maior partido aliado, e o pior inimigo da presidente Dilma Rousseff.
Tudo é possível
Não se espantem se o deputado Eduardo Cunha- PMDB, conseguir se livrar da cassação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados e ainda, se mobilizar com mais forças, para derrubar a presidente Dilma.
As derrotas da presidente Dilma Rousseff- PT
A presidente Dilma, tem contabilizado sucessivas derrotas, nos últimos dias. Vejamos: 1- A chapa orientada pelo Palácio do Planalto para a formação da Comissão Especial foi vexatoriamente derrotada em Plenário; 2- O dep. Picciani, líder do PMDB, até então, um dos seus principais aliados, foi destituído do cargo, pelos seus correligionários; 3- O dep. Fausto Pinoto, relator da Comissão de Ética da Câmara dos Deputados, que se posiciono contra Eduardo Cunha, foi substituído; 4- Perdeu o controle da maioria dos deputados do PMDB na Câmara e 5- Teve a base do governo, na principal ala do PMDB espatifada, após publicar a carta confidencial do vice-presidente Michel Temer- PMDB.
Relação Institucional
Após o isolamento do vice-presidente pela presidente Dilma e pelo governo do PT e consequente terremoto político, causado pelos fatos narrados na carta reclamante de Michel Temer, na conversa de ambos por um período de 1 hora, foi pactuado que a partir de agora, a relação será meramente uma Relação Institucional. Com esse episódio, Dilma é quem mais perde politicamente.
Segunda derrota no Tribunal de Contas da União
Se a situação da presidente Dilma, já não estava boa, agora piorou de vez. O TCU negou nesta quarta-feira, o recurso apresentado pelo governo, no caso das chamadas “Pedaladas Fiscais”. A Corte reiterou que o governo cometeu infrações gravíssimas à Lei de Responsabilidade Fiscal.
Novo relator da Comissão de ética
Após muitas confusões, tapas, empurrões e agressões, o dep.. Marcos Rogério- PDT- RO, foi escolhido o novo relator do processo de cassação, contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha- PMDB. Quando o ex-presidente Collor foi deposto, o relator também era do Estado de Rondônia, sen. Amir Lando- PMDB.
Rompimento à vista
O grupo político aliado do vice-presidente Michel Temer- PMDB trabalha fortemente para antecipar para as vésperas do Natal, a convenção nacional do PMDB, que está programada para março de 2016, para romper com o governo do PT.
Deputado Alan Rick- PRB
Mesmo participando da COP 21, em Paris, o deputado Alan Rick- PRB comemorou a aprovação na Comissão das Relações Exteriores, do projeto que impede as empresas aéreas de cobrar preços exorbitantes, pela remarcação ou reembolso das passagens aéreas adquiridas por tarifas promocionais.
Dilma pede socorro aos governadores
Dezesseis governadores assinaram uma carta de apoio à presidente Dilma, neste momento de incertezas do processo de impeachment. Em função da viagem do governador Tião Viana, para a França, o Acre foi representado pela vice-governadora, Nazaré Araújo.
Posse do Superintendente do INCRA-ACRE
Acontecerá na manhã desta sexta-feira, na sede do INCRA-AC, a posse do novo superintendente, Rodrigo Alércio, servidor da instituição e ex-morador de um dos projetos de assentamentos do próprio INCRA.
Posse do diretor regional dos Correios no Acre
Segundo servidores dos Correios, causou um verdadeiro mal estar, a posse do novo diretor geral dos Correios no Acre. Estava tudo certo, com portaria assinada e ato marcado, para a posse do servidor Heimar, indicado pelo PDT acreano. Na última hora, a referida indicação foi suspensa e confirmada a permanência de Samuel, afilhado político do dep. Léo de Brito- PT.
Recesso judiciário
O recesso de final do ano do Poder Judiciário acreano, acontecerá de 20 de dezembro a 6 de janeiro. Neste período, funcionará apenas o plantão judiciário.
1ª Convenção Estadual de Trânsito
O governo do Estado realizou a Convenção Estadual do Trânsito, com a participação dos representantes de todos os órgãos, que direta ou indiretamente, estão relacionados aos problemas do trânsito no Estado. O principal objetivo foi discutir estratégias e as melhores alternativas para humanizar e adequar o trânsito acreano.
Tribunal de Contas do Estado e Portal da Transparência
O TCE acreano notificou gestores por falta de transparência e consequente, descumprimento da criação e funcionamento em conformidade à legislação vigente. Foi dado um prazo de sessenta dias, para a resolução dos problemas detectados: 
Prefeituras Municipais: Porto Acre- PSDB; Feijó- PT; Bujari- PT; Capixaba- PC do B; Jordão- PC do B; e Tarauacá- PT.
Câmaras Municipais: Capixaba, Porto Acre, Bujari e Xapuri.
Ultimato
O Sindicato dos Médicos do Acre decidiu dar um prazo de 30 dias, para que o governo atenda suas reivindicações, caso contrário, farão uma paralisação por tempo indeterminado.
Prefeitos impedidos de celebrar convênios com a União
Por conta de problemas nas prestações de contas, as prefeituras de Assis Brasil, Bujari, Manuel Urbano, Porto Acre, Sena Madureira, Plácido de Castro, Acrelândia e Epitaciolândia, estão impedidas de celebrar qualquer tipo de convênio com órgãos federais, enquanto não regularizarem suas pendências.
Mobilização Pró- Impeachment
Lideranças de Oposição, representantes de diversos segmentos da Sociedade Civil Organizada e pessoas do povo, indignados, com a corrupção, alta da inflação e desgoverno no País, mobilizam um protesto a favor do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff- PT, denominado “Vem pra rua”, no próximo dia 13 de dezembro (domingo), a partir das 15h, em frente ao palácio O Rio Branco. Lembrando que em 13/12/1968, foi instalado o AI 5 no Brasil, que mergulhou o Brasil, no último poço da ditadura militar.
Mobilização Contra o impeachment
O Partido dos Trabalhadores e partidos aliados, se reuniram nesta quinta-feira, no auditório da Assembleia Legislativa, para mobilizar seus partidários e os movimentos sociais, para se manifestarem contra o impeachment e a favor da permanência da presidente no Poder. Segundo um participante da reunião, o evento, será após o expediente do dia 16 de dezembro, para que os secretários e cargos comissionados simpatizantes, possam também participar da manifestação.
Antonia Lúcia 2016
Aliados, pastores e simpatizantes da ex-deputada Antonia Lúcia, se organizam para fazer uma frente formada pelos partidos, PSC, PR, PEN e PTC, com o objetivo de lançar sua candidatura à prefeita, em Rio Branco.
Papai Noel dos Correios
Faça uma criança feliz, indo a uma das agências dos correios e adote uma criança para presenteá-la neste Natal. Os carteiros há 12 anos, recolhem as cartinhas em bairros e escolas de bairros carentes.
Comunicado Importante:
O Consultor Político, Prof. Carlos Coêlho, informa aos leitores da Coluna Política na Toca do Coêlho, que a partir do dia 18/12, entrará de férias e retornará suas atividades, a partir de primeiro de fevereiro de 2016.
e-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com

Nenhum comentário: