7 de dezembro de 2015

Prefeitos do Acre buscam soluções para cortes

Foto: Reprodução/ Google
Prefeitos dos 22 municípios acreanos se reuniram, nesta sexta-feira (4), para o último encontro de 2015 da Associação dos Municípios do Acre (Amac). Na pauta, a busca por soluções para reduzir o impacto das reduções nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
“O ano é difícil, a gente tem um cenário nacional desafiador para as economias e receitas. Estamos aqui atrás de soluções”, afirma o presidente da Amac, Marcus Alexandre, que é também o prefeito de Rio Branco.
Alexandre diz ainda que os gestores municipais devem debater a decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) que que coloca um prazo de cinco anos para o cumprimento dos precatórios.
“Isso vai aumentar muito o desembolso, são dívidas antigas ajuizadas e com situações específicas a serem resolvidas”, explica.
O prefeito afirma ainda que os municípios correm contra o tempo para garantir recursos para 2016.
“Este ano foram mais de 400 projetos elaborados e a gente espera poder aprovar o máximo que puder até 31 de dezembro e garantir o que a gente puder de recurso para as prefeituras”, finaliza.
Ainda durante a reunião, os prefeitos discutiram a prestação de contas da Amac e o orçamento da entidade para 2016; o saneamento dos municípios; e planos para incentivar os pequenos negócios e o artesanato local como forma de reforçar a economia dos municípios.
Colaborou Lys Mendes, da Rede Amazônica Acre. Por G1-Acre

Nenhum comentário: