17 de janeiro de 2016

JORDÃO: PT inova e aposta em candidatura de mulher indígena para vereadora

O Partido dos Trabalhadores, de Jordão, lançou neste domingo (16), a pré-candidatura da primeira mulher indígena ao cargo de vereadora da cidade e, provavelmente, do Acre. A jovem Rita Sales Kaxinawá será à aposta do PT nas urnas em 2016.
Rita Sales já milita algum tempo nos grupos de jovens ligados à esquerda. Tendo iniciado sua trajetória na UJS - União da juventude socialista e depois migrou para JPT. Agora, Rita é pré-candidata do Partido pelo qual foi eleito o primeiro índio ao legislativo jordanense, Noberto Sales - eleito com 216 votos em 1996, na época havia menos de mil eleitores no município. Sua votação conseguiu eleger mais dois colegas de partido pelo quociente partidário-. Com exceção do vereador Chico Sereno (PCdoB), todos demais indígenas que chegaram ocupar o cargo de vereador foram eleitos pelo PT. Sendo Rita parente de todos eles, exceto o próprio Chico.
O lançamento da pré-candidatura de Rita aconteceu durante o evento comemorativo do Partido. O evento teve a participação do ex-prefeito, Melo, tido como uma referência petista de Jordão, o ex-vereador Mathias, a presidente municipal do Partido e pré-candidata a prefeita, Nágela Figueiredo.
Leandro Matthaus, Blog Tarauacá Agora

Nenhum comentário: