27 de fevereiro de 2016

Brasil comemora 84 anos da conquista do voto feminino

Nesta quarta-feira, 24, o Brasil comemora 84 anos da conquista do voto feminino. Foi em 1932, por meio do decreto 21.076 do Código Eleitoral Provisório, após intensa campanha nacional, que as mulheres conseguiram o direito de escolher seus representantes.
Com a consolidação da participação feminina nas eleições, a mulher passou a conquistar cada vez mais seu espaço no cenário político brasileiro. Hoje, há mulheres em todos os cargos eletivos.
Além da Presidência da República, no Acre sua população é representada por uma vice-governadora, uma deputada federal e três deputadas estaduais.
O governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Política para as Mulheres (SEPMulheres), realiza um trabalho permanente de empoderamento da classe feminina, com o objetivo de inseri-las, cada vez mais, no meio político.
“Trabalhamos para capacitar nossas mulheres, para torná-las qualificadas para o papel de parlamentar. Precisamos de lideranças conscientes do seu papel na política. Nossas mulheres precisam lutar pela garantia da igualdade de gênero e racial, e ter compromisso com a sociedade e propostas que condizem com a atual realidade brasileira”, comentou Concita Maia, secretária Estadual de Política para as Mulheres.
No dia 31 de março deste ano, a SEPMulheres, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), com o apoio do governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Política para as Mulheres, vai realizar o seminário “Mais Mulheres no Poder”, com o objetivo de reunir e qualificar lideranças que tenham potencial para assumir cargos políticos em todo o Acre, independentemente de partido político.
Da Agência Acre

Nenhum comentário: