20 de abril de 2016

Coluna Política na Toca do Coêlho, 20-04-2016

Impeachment da Presidente Dilma Roussef- PT 
A votação do relatório da Comissão Especial, da Câmara dos Deputados, quanto à admissibilidade da denúncia contra a presidente Dilma Roussef- PT foi considerada, pelos analistas políticos como humilhante e desesperadora. Faltou humildade, relacionamento institucional e habilidade política.

O resultado da votação
Mesmo com o oferecimento de ministérios, cargos comissionados significativos de 2º e 3º escalão e liberação de Emendas Parlamentares, o governo amargou inusitada derrota, mostrando sua fragilidade e uma base de coalizão espatifada, vejamos:

513 deputados:
367 votaram a favor do Impeachment
137 votaram contra
07 abstenções
02 ausências justificadas.

Sem defensores
Com um alto índice de impopularidade, perdendo credibilidade e a capacidade política de governar, restou para a presidente Dilma-PT mobilizar os movimentos sociais, MST, CUT e artistas simpatizantes do Partido dos Trabalhadores, por intermédio do ex-presidente Lula, para realizarem atos políticos pelo “Fica Dilma”. 

A bancada acreana
A bancada acreana foi a 12ª a votar, no processo de admissibilidade da denúncia, contra a presidente Dilma-PT, comportando-se, da seguinte forma:

1- Dep. Alan Rick- PRB- SIM
2- Dep. Cesar Messias- PSB- NÃO
3- Dep. Flaviano Melo- PMDB- SIM
4- Dep. Jéssica Sales- PMDB- SIM
5- Dep. Léo Brito- PT- NÃO
6- Dep. Raimundo Angelim- PT- NÃO
7- Dep. Rocha- PSDB- SIM
8- Dep. Sibá Machado- PT- NÃO.

O Desembarque do PMDB
O rompimento do PMDB, com o governo Dilma- PT foi o tiro de misericórdia, para desestruturar completamente o governo. O Palácio do Planalto achava que ia segurar os partidos PP, PRB, PR, PSD e PTB, que junto com PT, PC do B, Rede e PSOL, impediriam a aprovação do relatório da Comissão Especial.

O custo
O que mais se ouviu nos bastidores em Brasília, é que a grande fragilidade do governo, foram os compromissos assumidos com os partidos aliados, que não tinham sidos operacionalizados.

Renúncia
Um grupo do PT, já defende a renúncia da presidente Dilma- PT, antes da votação no Plenário do Senado Federal, para evitar a perda de seus direitos políticos por 8 anos e maiores humilhações. Dilma despenca politicamente a cada dia, mancha sua biografia e ainda leva junto, o ex-presidente Lula.

O PT e Lula
O maior medo da direção do PT nacional, é que com esse enfraquecimento político do partido, a temperatura judiciária suba, em função das delações premiadas acusatórias e que seja decretada a prisão do ex-presidente Lula, tornando o partido órfão eleitoralmente, para as eleições presidenciais de 2018.

As propinas
Nunca foi tão fácil, se apropriar, distribuir e comprar apoio político e mandatos, à custa de desvios do dinheiro público. Muitos mandatos comprados, não estavam a serviço do bem comum e da coletividade e sim, dos seus financiadores, de seus interesses familiares e de seus grupos.

O Impeachment no Senado Federal
Após o recebimento da admissibilidade da denúncia por parte da Câmara dos Deputados, o Senado Federal, formará uma Comissão Especial, proporcional ao tamanho de partidos/blocos parlamentares, com 21 membros titulares e 21 suplentes.

A Comissão Especial
Os membros indicados se reunirão na próxima segunda-feira, dia 25 de abril, às 16h, para eleger o presidente e o relator. Em seguida, terão 10 dias para apresentar um parecer, pela admissibilidade da denúncia ou não. Se aprovarem a denúncia, será instaurado o processo de cassação. Se rejeitarem, o processo será arquivado.

Instauração do Processo
Aprovado o relatório da Comissão Especial, o processo é instaurado e a presidente Dilma Roussef- PT é notificada e afastada do cargo de presidente, por 180 dias e assume o vice-presidente, Michel Temer- PMDB.

Sessão de Julgamento
Após estabelecidos os prazos de defesas e acusações, ouvir testemunhas, pedido de documentos, solicitação de perícias e etc, a Sessão de julgamento, será presidida, pelo presidente do Supremo Tribunal Federal- STF. Aprovando a cassação da presidente Dilma Roussef- PT, assume em definitivo, o vice-presidente, Michel Temer- PMDB.

Sistema político empobrecido
Nas democracias, permite-se a coalizão partidária, que é a junção das forças políticas, no sentido de implementar os projetos e programas, por intermédio de políticas públicas em favor da sociedade. A prática do toma lá dá cá, para manter uma base eleitoral tem empobrecido a democracia, a vontade soberana e formado verdadeiras quadrilhas para surrupiar os recursos públicos da população.

Eleição na UFAC
Até o fechamento da coluna, não tinha saído o resultado da eleição para reitor e vice-reitor, na Universidade Federal do Acre. Duas chapas concorrem ao pleito: Carlos Eduardo e João Lima e, Minoro Kimpara e Guida Aquino.

Eleição do SINTEAC de Tarauacá
Estão inscritas duas chapas, que concorrerão à direção do SINTEAC de Tarauacá, com a seguinte composição: Chapa 1: Prof. Lauro Benigno- presidente e prof. Eurico Paz- vice-presidente. Chapa 2: prof. Geison Daniel- presidente e prof. Aldomir Albano- vice-presidente.

Os aniversários
As administrações municipais, já se mobilizam, em relação à programação para comemorar os aniversários das cidades de Tarauacá, 24 de abril e Jordão, dia 28 de abril.

Show Cultural
Pedrinho do Arrocha, José Augusto e Marazona, estarão realizando show cultural dia 20 de abril no seringal Douro, e dia 28 de abril, no centro da cidade, em programação do aniversário do município do Jordão.

Eleições 2016
· Com o fim do prazo de filiações, em 02 de abril e a impossibilidade de filiar, através do programa FILIWEB do TSE, para quem pretendia ser candidato a prefeito, vice-prefeito e a vereador, nas eleições de 2016, os dirigentes partidários, já começam a mensurar as melhores coligações partidárias, principalmente, quanto ao quociente eleitoral e as sobra de votos, que pode consolidar uma maior bancada de seus respectivos partidos nas Câmaras Municipais.

· Os partidos que venceram as eleições para prefeito em 2012 e nomearam pessoas de seus partidos, nas principais secretarias, cargos comissionados, alugaram máquinas, casas e direcionaram licitações às pessoas de seu partido, terão grandes dificuldades de se reeleger. Além de não cumprir as promessas que fizeram para a população e não conseguirem cumprir os compromissos assumidos, também não valorizaram os partidos aliados.

· Muitas pessoas estão perguntando, quando que a fábrica de compensados, em Tarauacá, vai funcionar.

· Também perguntam quais as providências tomadas pela Prefeitura, para que moradores a cidade adquiram suas carteiras de trabalho, na cidade, sem ser necessário se deslocar a Feijó ou a Cruzeiro do Sul.

e-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com

Nenhum comentário: