5 de junho de 2016

Coluna Política na Toca do Coêlho, 03-06-2016

COLUNA POLÍTICA NA TOCA DO COELHO
Tribunal Superior Eleitoral
O novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes é quem vai liderar as eleições de 2016, em todo o território nacional.
Ministro Gilmar Mendes
O ministro Gilmar Mendes, após assumir o comando do TSE, decidiu manter a relatoria da prestação de contas da presidente Dilma Roussef-PT, referente às eleições de 2014.
Os opositores de Michel Temer
Segundo levantamento no Congresso Nacional, o presidente Michel Temer- PMDB terá uma oposição numericamente fraca:
Câmara dos Deputados:
PT- 58 deputados
PDT- 20 deputados
PC do B- 11 deputados
PSOL- 6 deputados
Rede- 4 deputados
Total: 99, de 513 deputados.
Senado federal:
17, de 81 senadores.
Mais uma queda
Após a queda do ex- ministro, Romero Jucá- PMDB, Ministério do Planejamento, nesta semana foi a vez de Fabiano Silveira, ex-ministro da Transparência. 
Lei do Murici
Após as delações premiadas de Sérgio Machado e do ex-deputado Pedro Correia- PP, comprometendo os considerados homens fortes da República, os mesmo, passaram a aplicar a Lei do Murici, cada qual por si. Segundo informações de Brasília, até o final do mês, prisões jamais imagináveis, acontecerão à bem do serviço público e em respeito à Lei.
Depressão
Os amigos mais próximos do ex-presidente Lula, comentam que o mesmo foi acometido de uma forte depressão, em função de tudo que vem acontecendo com ele e seus familiares. Os mais pessimistas, dão como certa uma possível prisão, em função das últimas delações.
Cargos Federais no Acre
Os parlamentares membros da Bancada Acreana de oposição à Frente Popular do Acre e aliados do atual presidente Michel Temer- PMDB, já discutem e começaram a escolher os novos dirigentes dos cargos federais no Acre. Em breve, publicaremos os nomes dos novos dirigentes. 
Os maiores partidos do Acre
Os dados, do Tribunal Regional Eleitoral, do Estado do Acre, apresentam o quantitativo de filiados, dos cinco maiores partidos, no Estado:
PT: 10.204 filiados
PMDB: 8.718 filiados
PC do B: 8.004 filiados
PSDB: 5.982 filiados
PP: 5.814 filiados.
Combate à Corrupção
O Ministério Público do Estado do Acre passou a integrar o Fórum Permanente de Prevenção e Combate à Corrupção Nacional, através do Procurador-Geral, Osvaldo D’Albuquerque Lima Neto.
Polícia Federal
O Senador Sérgio Petecão- PSD pediu ao ministro da Justiça que determine a Polícia Federal investigar as denúncias apresentadas à justiça acreana, em relação à venda de casas do Programa Federal, Minha Casa, Minha Vida, administrada pela Secretaria de Habitação e tomar as providências judiciais.
Bolsa Família
Após levantamento por parte do governo federal, constatou-se que muitas pessoas estavam recebendo indevidamente, os benefícios do Programa Bolsa Família. A polícia faz um levantamento minucioso, para incriminar os beneficiários irregulares e os responsáveis, pela prática delituosa.
Improbidade Administrativa
A justiça determinou a indisponibilidade de bens do ex-prefeito de Feijó, Dindim e de assessores, bem como, tipificou várias condenações por prática de improbidade administrativa, constatada no período de sua gestão.
Censo Escolar 2016
A Secretaria de Educação Estadual lançou o censo escolar, edição 2016, que tem como objetivo, a partir dos dados estatísticos estabelecidos, a liberação de recursos para a educação de formulação de políticas públicas, que garantam a qualidade do ensino.
Eleição SINTEAC
As forças políticas sindicais e partidárias, já se movimentam, em relação à eleição da nova diretoria, do maior sindicato do Estado do Acre, que representa a categoria dos trabalhadores em educação do Acre.
Pesquisa Eleitoral, Rio Branco 2016
Observando os dados da última pesquisa eleitoral de Rio Branco, fica claro, que se a oposição não se unir e sair com duas candidaturas: Eliane Sinhasique- PMDB e Tião Bocalom- DEM, o atual prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre- PT tem grandes e favoráveis chances de ser reeleito. No entanto, havendo a união das forças oposicionista, Marcus Alexandre, terá grandes dificuldades de reeleição.
Inelegíveis 2016
Em breve, serão publicados os nomes dos gestores que foram condenados por práticas nocivas à administração pública, que ficarão impedidos de concorrer ao pleito de 2016.
Eleições 2018
Ainda não passamos nem as eleições de 2016, mas se falam e se articulam apoio, para o pleito de 2018, onde as forças políticas e liderança, já apresentam seus nomes, vejamos:
Governador
A Frente Popular do Acre tem a simpatia pelo nome do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Ney Amorim ou do deputado César Messias. Já a oposição, articula o nome do atual senador, Gladson Cameli.
Senadores
A Frente Popular manterá a reeleição do senador Jorge Viana e na composição do outro nome, fala no atual deputado Cesar Messias ou do deputado Ney Amorim. Na oposição, se fala na reeleição do Senador Sérgio Petecão, ou, Vagner Sales, Major Rocha, Antonia Lúcia e Marcio Bittar.
Presidente Ney Amorim
A Polícia Militar completou o seu centenário, com uma vasta programação, e prestou honrosas homenagens a personalidades que têm se destacado nos diversos segmentos da sociedade acreana. Um dos homenageados foi o deputado Ney Amorim, presidente do Poder Legislativo Acreano, que recebeu a Medalha Guardiã da Estrela Altaneira da Polícia Militar do Estado do Acre.
IFAC em Tarauacá
Foi muito prestigiada a inauguração da sede própria do Campus Tarauacá, do Instituto Federal de Educação. Os tarauacaenses voltaram a sonhar e ter expectativas positivas em relação às suas formações profissionais, sem sair de município e sem a necessidade de ficar longe de seus familiares.
De Tarauacá para Campinas-SP
A tarauacaense Vanessa Araújo disputou o título de Miss São Paulo, representando a cidade de Campinas, onde foi destaque no respectivo certame.
Tocha Olímpica
Já começam os preparativos, para a passagem da tocha olímpica, no próximo dia 21 de junho, pela capital acreana.
Eleições 2016, no Jordão
Como alguns em política, fazem entendimentos, fica tudo certo, mas nada definido, o caldeirão da política da Frente Popular do Jordão ferveu, em função de um possível rompimento. Fez-se necessário, um dirigente do diretório estadual ir às pressas para apagar o incêndio e mobilizar suas principais lideranças.
Arrombamentos
Tem sido uma constante, sucessivos arrombamentos em repartições públicas e comércios na cidade do Jordão. A população vive sobressaltada e insegura.
Reconhecimentos
A coluna, não poderia deixar de homenagear alguns filhos do Jordão, que tem compromisso social com as suas atividades profissionais.
João Braz: É um cidadão do bem, comprometido com o extrativismo e em defender os indígenas e trabalhadores rurais. Procura permanentemente se atualizar para melhor defender a população do Jordão.
Dr. Lucas Figueiredo: Um jovem dentista, que trás de berço, a responsabilidade e seriedade em tudo que faz. Dr. Lucas e equipe desenvolvem um trabalho de alto alcance social, na cidade e na zona rural do município. Com competência e seriedade, tem se destacado, perante todas as classes sociais do Jordão.
Polícia Militar de Tarauacá e Jordão
No momento em que a Polícia Militar, completa o seu centenário, não poderíamos deixar de reconhecer e parabenizar o extraordinário trabalho realizado por todos os seus integrantes. Principalmente pelos policiais militares dos municípios de Rio Branco, Tarauacá e Jordão. 
Oportunidade
A Contax está em processo seletivo para contratações, de jovens entre 18 a 29 anos. Tendo como requisitos básicos: Ensino Médio completo, dispensa militar, noções básicas de informática e conhecimento em Língua Portuguesa. Estão disponíveis, aproximadamente, 300 vagas.
e-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com

Nenhum comentário: