2 de junho de 2016

Tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo

Nesta terça-feira, 31, foi comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco. A data foi definida em 1987, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, bem como defender as políticas para reduzir o consumo dos produtos derivados do tabaco.
Este ano, a campanha traz como tema “Embalagens Padronizadas de Tabaco”, propondo a restrição de cores, elementos gráficos e informações promocionais nos maços de cigarro, permanecendo apenas o nome da marca e as advertências sanitárias sobre os malefícios do tabagismo exigidas pelo Ministério da Saúde (MS) e o selo da Receita Federal.
No Acre, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, secretarias de Políticas Públicas para Mulheres (SEPMulheres) e de Articulação Municipal, realizou nesta segunda-feira,30, uma ação de combate e prevenção às doenças prevalentes em mulheres, alertando para alguns fatores de risco para acometimento dessas patologias, como o tabagismo, por exemplo.
O cigarro tem mais de 4,7 mil substâncias tóxicas e está associado a 25% dos casos de morte por angina e infarto do miocárdio, 85% por bronquite e enfisema pulmonar e 90% de câncer no pulmão.
“Os usuários de tabaco têm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver câncer de pulmão quando comparados aos não fumantes, embora outros fatores de risco estejam associados. O tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo”, explicou a enfermeira da área técnica do tabagismo Jocelene Soares.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), quase 6 milhões de pessoas morrem por ano devido ao tabagismo, sendo que 600 mil são fumantes passivos.
Estima-se que em todo o mundo exista 1,3 bilhão de fumantes. Entre eles, mais de 20 milhões são brasileiros.
A pesquisa realizada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) apontou que em 2014 a frequência de homens fumantes em Rio Branco foi de 16.172 (15%) e em mulheres, 5.881 (5%).
No Acre, 15 municípios estão cadastrados para ofertar o tratamento das pessoas que queiram deixar de fumar – desses, 11 estão com equipes capacitadas e habilitadas a realizar o tratamento do fumante.
Agência Acre

Nenhum comentário: