25 de outubro de 2016

Intensa onda de frio deve chegar ao Acre na quinta, afirma Friale

Davi Friale (Foto: Altino Machado)
AC24HORAS - Uma intensa onda de frio, de origem polar, começa a penetrar pelo Brasil, na próxima quinta-feira (27/10/2016), despencando a temperatura em vários estados, inclusive, no Acre. A informação é do pesquisador meteorológico Davi Friale.
Segundo o pesquisador, a frente fria, que antecede essa massa de ar frio, chega com muito vento, cujas rajadas poderão passar de 60km/h, em alguns pontos mais altos.
A temperatura cai bruscamente no leste e no sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia, na região do Pantanal de Mato Grosso, nas terras baixas da Bolívia e no sudeste do Peru.
CHUVAS INTENSAS E TEMPORAIS
A elevada umidade do ar, trazida por ventos que sopram do oceano Atlântico, provocará chuvas passageiras, a qualquer hora, até a próxima quinta-feira, no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, no sul e sudoeste de Goiás, na Bolívia e no Peru.
No entanto, entre quarta-feira e sexta-feira, principalmente, na quinta-feira (27/10/2016), devido à chegada da frente fria, as condições atmosféricas estarão altamente favoráveis à ocorrência de temporais, com chuvas intensas, ventos fortes e perigosos, muitos raios e queda pontual de granizo, na maior parte do Acre, de Rondônia, de Mato Grosso, do sul do Amazonas, do sul e sudoeste de Goiás e nas terras baixas da Bolívia e do leste e sudeste do Peru.
POSSIBILIDADE DE SÉRIOS TRANSTORNOS
Friale enfatiza que durante esta semana, principalmente, entre quarta-feira e sexta-feira, poderão ocorrer sérios transtornos à população de áreas vulneráveis, como rápida inundação de ruas e riachos, queda de galhos e árvores, destelhamento e danos às edificações, além do perigo dos raios. “É importante, nesses dias de tempo severo, que a população fique atenta para evitar transtornos e prejuízos maiores”, diz o pesquisador.

Nenhum comentário: