15 de março de 2014

ACRE: Dilma presta solidariedade ao Estado e anuncia ponte sobre o Rio Madeira

Em sua primeira visita ao Acre, a presidenta Dilma Rousseff ressalta a busca por soluções para o fim do isolamento terrestre do Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Na manhã deste sábado, 15, a presidente Dilma Rousseff se dirigiu ao Acre, em uma visita, para conhecer de perto a situação do estado perante a enchente do Rio Acre e o isolamento criado pela cheia do Rio Madeira, que cobriu parte da BR-364 em Rondônia, única ligação terrestre do Acre com o restante do Brasil. Recebida pelo governador Tião Viana, a presidente ratificou total apoio do governo federal ao Acre.
Aqui eu cumprimento o governador Tião Viana e o prefeito Marcus Alexandre, porque fico feliz em ver a qualidade do atendimento às pessoas do Acre. E vamos fazer a ponte do Rio Madeira – Dilma Rousseff.
“Nós viemos aqui com um objetivo: como garantir que o Acre não fique isolado? Porque o isolamento é algo que não podemos mais admitir no Brasil. Aqui eu cumprimento o governador Tião Viana e o prefeito Marcus Alexandre pela qualidade do atendimento às pessoas do Acre. E vamos fazer a ponte do Rio Madeira”, anunciou a presidente em sua primeira visita ao Acre durante seu governo. Poucas horas antes ela havia passado por Porto Velho (RO), que também possui cidades isoladas pelo Rio Madeira.
A presidente conheceu um pouco das ações do governo do estado direcionadas a reverter a problemática de áreas de risco, como por exemplo, a Cidade do Povo, perante a situação de emergência. O governador Tião Viana disse que: “É uma grande honra tê-la aqui no Acre. Desde o primeiro momento da cheia do Rio Madeira a presidenta se mostrou solidária e deixou totalmente à disposição da gente sua estrutura de governo”. Tião aproveitou para mostrar a solução das famílias atingidas pela alagação, a Cidade do Povo, com suas 10.518 casas, feitas num investimento federal que ultrapassa R$ 1 bilhão.
Atualmente, a cheia do Rio Acre atinge 8.800 edificações em Rio Branco e 1.188 famílias estão desabrigadas. O prefeito Marcus Alexandre lembrou que em 2012 o Rio Acre atingiu a marca histórica de 17,64m. Até agora, o rio já atingiu 16,67m, com mais de 40 dias acima da cota de transbordamento.
Dilma Rousseff ressaltou que estava triste e ao mesmo tempo feliz por vir ao Acre em situação delicada pela cheia dos rios, mas com investimentos federais em amplo funcionamento e uma população amparada. “O Brasil é tão vasto que enfrentamos excessos de chuvas e secas ao mesmo tempo. Nós estamos aqui para dizer que parceria não pode faltar nesse momento difícil. Vamos procurar formas de superar esse problema e garantir uma sistemática. Saio duplamente feliz daqui, obrigada pelo carinho”, disse Dilma antes de sobrevoar as áreas alagadas e voltar para Brasília.

Por Samuel Bryan - da Agência de Notícias do Acre  

Nenhum comentário: