19 de maio de 2015

JORDÃO: Indígena grávida fica inconsciente por mais de 18 horas e é encaminhada para Rio Branco

O caso aconteceu na noite do ultimo domingo, 17, na Aldeia Canafista, localizada no município de Jordão, interior do Acre (Foto: Blog do Tom)
Grávida de oito meses a indígena Dulcilene Sabino Kaxinawá sofreu um desmaio repentino na Aldeia Canafista, no Rio Jordão, e precisou ser encaminhada com urgência, inconsciente, em uma aeronave da UTI aérea à capital acriana, Rio Branco.
A paciente deu entrada ainda desacordada na unidade. “Todos os procedimentos possíveis foram realizados na Unidade de Jordão, sendo solicitado um avião UTI para que a mesma pudesse ter um tratamento especializado em Rio Branco. Seu estado de saúde é gravíssimo”, destacou Dr. Márcio, médico da unidade.
Segundo o esposo da vítima, o senhor Rosaldo Carlos Silva Kaxinawá, a mesma desmaiou às 22 horas de domingo e só foi trazida à Unidade Básica de Saúde do município por volta das 11 da manhã de segunda-feira, devido à distância e ao transporte, feito em pequena embarcação. “Ela reclamava de fortes dores na barriga e na cabeça”, relembra o indígena.
Já eram por volta das 16 horas quando a aeronave decolou de Jordão com a indígena, que seguia respirando através de aparelhos e estava acompanhada de uma equipe médica especializada e de seu esposo.
Com informações do Blog do Tom

Nenhum comentário: